Aprenda a fazer geleia caseira de morango e outras frutas

Confira as cinco receitas tradicionais de geleia de morango, jabuticaba, ameixa, goiaba e laranja.

Iana Faini | 31 de Janeiro de 2020 às 09:00

- margouillatphotos/iStock

Você sabia que o segredo para se fazer uma boa geleia caseira está no equilíbrio entre a acidez e a pectina? A pectina é uma substância presente nas plantas capaz aprisionar a água ao redor e tornar o meio mais gelatinoso e encorpado. Por isso, ela é fundamental para a preparação de geleias e sucos.

Em princípio, todas as frutas podem ser usadas no preparo de geleias. Mas quanto mais pectina a fruta tiver, mais rápido a geleia engrossa. Com algumas frutas, como o morango, basta acrescentar suco de limão para “ativar” a pectina. Outras, porém, precisam de um concentrado de pectina comercial ou caseiro, feito a partir dos caroços e da parte branca de laranja.

As geleias em geral são feitas de frutas cortadas ou trituradas e cozidas em calda de açúcar. Mas elas também podem ser preparadas somente com o suco da fruta, resultando em uma pasta mais fina e delicada. Confira a seguir as nossas dicas e aprenda receitas de geleia caseira deliciosas!

O que você vai precisar?

Antes de começa a preparar geleias caseiras deliciosas, certifique-se de que tenha todos os seguintes utensílios:

Dica extra: As panelas de cobre são boas condutoras de calor, mas reagem à acidez. Por isso, prefira panelas de aço inoxidável.

5 receitas de geleia caseira

Quando for preparar alguma receita, é muito importante ficar atento à higienização do alimento e dos utensílios. Afinal, um simples descuido pode por tudo a perder. Então, antes de começar a preparar alguma das geleias abaixo, esterilize os vidros e higienize bem as frutas.

1. Receita de geleia de jabuticaba

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Selecione e lave as jabuticabas. Em seguida, leve-as ao fogo, cobrindo-as com água, e deixe cozinharem até a casca rachar.
  2. Amasse-as então com uma colher de pau ou socador até o caldo ficar grosso. Depois, passe tudo por uma peneira e misture o caldo obtido com metade da quantidade de açúcar (meça em copos ou pelo peso) e volte ao fogo.
  3. Deixe cozinhar até obter o ponto desejado. Guarde em vidros esterilizados.

2. Receita de geleia de goiaba

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave e corte as goiabas em duas. Retire as sementes com ajuda de uma peneira.
  2. Corte as goiabas em pedaços menores e coloque no liquidificador com a água, o açúcar e o suco de limão. Bata até ficar uma pasta.
  3. Cozinhe a pasta em uma panela no fogo baixo por 20 minutos, misturando com delicadeza sempre, até dar o ponto.

3. Receita de geleia de morango

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ponha os morangos e o suco de limão numa panela grande. Aqueça até os sucos começarem a escorrer. Use um espremedor de batatas para espremer alguns morangos, mantendo outros inteiros se preferir. Cozinhe e mexa até virar uma pasta espessa.
  2. Junte o açúcar e mexa em fogo brando até dissolver por completo. Leve a mistura ao fogo até ferver. Mexa com frequência por 8-10 minutos.
  3. Com uma colher de sopa, coloque a geleia em potes aquecidos esterilizados, tampe-os e vede-os.

4. Receita de geleia de ameixa

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave bem as ameixas e retire os caroços. Pique as ameixas em pedaços pequenos sem descascar.
  2. Coloque as ameixas em uma panela com o açúcar e o suco de limão e misture bem. Deixe repousar por duas horas para soltar o suco.
  3. Cozinhe em fogo médio mexendo de vez em quando por volta de 1 hora até adquirir a consistência de geleia.

5. Rececita de geleia de laranja

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave as frutas. Depois corte-as ao meio e esprema o suco em um tacho ou uma panela grande. Separe os caroços e as membranas da casca, embrulhe-os em um saco de musselina e feche, apertando bem. Corte a casca em tiras finas (ou grossas, se preferir). Em seguida, coloque-as na panela com o saco dos caroços e 2,25 litros de água.
  2. Deixe a mistura ferver. Cozinhe em fogo brando, sem tampa, por cerca de 2 horas, até o preparo se reduzir à metade e a casca ficar macia. Retire o saco de musselina e deixe esfriar. Esprema o líquido dentro da panela.
  3. Junte o açúcar e mexa em fogo brando até dissolver por completo. Leve ao fogo até o ponto de fervura e deixe ferver rapidamente por cerca de 15 minutos.
  4. Tire a panela do fogo. Deixe esfriar por cerca de 5 minutos, ou até que uma camada fina se forme na parte superior da geleia. Mexa devagar para distribuir a casca por igual.
  5. Com uma colher de sopa, coloque a geleia em potes aquecidos esterilizados, tampe-os e vede-os.

Como fazer geleias a partir do suco da fruta?

  1. Para obter o suco de frutas necessário para fazer a geleia, coloque as frutas limpas e cortadas com um pouco de açúcar com pectina (próprio para fazer geleias, é uma mistura de açúcar, pectina e ácido cítrico) em uma panela e deixe descansar até formar suco. Deixe a mistura levantar fervura e cozinhe em fogo brando até que os pedaços de frutas fiquem boiando na panela.
  2. Em seguida, despeje todo o conteúdo em uma peneira revestida com um pano, reservando o suco em uma tigela. Não esprema, senão a geleia ficará turva.
  3. Leve o suco com a mesma quantidade de açúcar novamente para ferver por 5 a 10 minutos.
  4. Depois de provar, transfira-a para vidros esterilizados e feche bem.
  5. Volte a colocar a pasta de frutas que sobrou na peneira em uma vasilha coberta com água e ferva-a em fogo brando para obter mais suco.

Como saber se a geleia está no ponto correto?

Pingue uma pequena quantidade da pasta de frutas cozida em um prato lavado com água fria. Deixe essa prova esfriar. Para ir mais rápido, ponha-a por um instante na geladeira. Se o pingo endurecer e não formar gotículas de água à sua volta, isso significa que a pasta está pronta para ser transferida para o vidro.

Dicas do chef!

Durante o cozimento, use uma escumadeira para remover quaisquer impurezas que possam surgir na superfície.

Após o processo de preparo, quando os potes estiverem frios, é aconselhável colar etiquetas contendo a data de validade. Para garantir a conservação adequada, armazene os potes em um local fresco e escuro e consuma a geleia dentro de 1 ano. Após aberto, o pote deve ser guardado na geladeira e consumido em até 1 mês.

receita sobremesa receita caseira geleia