Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 19 de agosto de 2021

Aprenda como fazer bala de coco caramelizada

Rayane Santos
Última atualização: 17 de agosto de 2021
Por: Rayane Santos

Também chamado de bala de vidro, bala de ovo e bala de coco baiana, este doce tem muitos nomes, mas seu sabor irresistível é único

Aprenda como fazer bala de coco caramelizada Imagem: ricardoffj/iStock

Se tem uma fruta que rende doces maravilhosos, é o coco. Tem beijinho, cocada, manjar, canjica e muito mais. São tantas opções que a boca chega a salivar. Uma das melhores entre elas é a bala de coco caramelizada. Talvez você a conheça por outro nome: bala de vidro, bala de ovo ou, ainda, bala de coco baiana.

Leia também: Maria-mole: veja como fazer esta delícia em casa

Além de ser irresistível, a receita de bala de coco pede poucos ingredientes e não é difícil de ser preparada. Este é o doce perfeito para festas, reuniões de família e de amigos. Além disso, você pode fazer esta delícia para vender.

Após seu preparo, a bala de coco pode ser guardada por até dois dias. Gostou da ideia? Então, confira, a seguir, como fazer bala de coco caramelizada.

Como fazer bala de coco caramelizada

Ingredientes

  • 1 lata (395 g) de leite condensado
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco

Modo de preparo

Passo 1: Em uma panela, coloque o coco ralado, o leite condensado e a margarina. Leve ao fogo baixo e mexa bem. Retire do fogo quando estiver com a consistência parecida com a de brigadeiro.

Passo 2: Deixe o doce esfriar. Passe margarina ou manteiga nas mãos. Com uma colher, pegue uma pequena quantidade de doce e modele-o com suas mãos, fazendo pequenas bolinhas. Reserve.

Passo 3: Despeje o açúcar, o vinagre e a água em uma panela. Mexa bem, até que o açúcar dissolva, e leve ao fogo médio. Após colocar no fogo, não mexa mais para não atrapalhar o processo. A sua calda estará pronta quando estiver mais grossa e com um tom alaranjado.

Dica: Você pode fazer o teste do estalo para saber se o ponto está certo. Para isso, pegue um pouco de caldo e jogue em um copo com água. Se a calda se solidificar ou se você ouvir um estalo a calda está no ponto ideal.

Passo 4: Quando a calda estiver pronta, banhe os doces de coco nela. Dê uma sacudida, de leve, após o mergulho para retirar o excesso. Coloque-os em uma travessa untada. Tente não demorar nessa etapa para que a calda não endureça.

Passo 6: Quando as balas de coco estiverem prontas, você pode embrulhá-las em papel-celofane, forminhas ou comê-las na hora.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados