Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de abril de 2021

Batata hasselback: descubra como fazer essa delícia

Apesar do nome complicado, a batata hasselback tem um preparo simples e delicioso. Confira!

Imagem: Shaiith/iStock

O nome pomposo e até difícil de pronunciar vem de um lugar bem longe e frio, Suécia. Mas, não temam, amantes de batatas, apesar do nome bonito, na verdade, a batata hasselback consiste em batatas assadas laminadas que podem receber diversos temperos e coberturas.

Como o brasileiro tem uma imaginação extremamente fértil, inclusive na cozinha, antes de começar a fazer seu prato, é preciso decidir quais serão os ingredientes adicionais para a batata. Se você quer servir como prato principal ou até aperitivo para uma reunião, por exemplo, pode rechear com queijo e bacon. Entretanto, se a receita é para o dia a dia ou se você prefere algo mais leve, é mais recomendável usar alguns temperos naturais como páprica, sal, pimenta e algumas ervas como alecrim, manjericão e orégano.

Leia também: 5 receitas que provam que batata combina com tudo

Uma vez definido os acompanhamentos e temperos, é hora de cozinhar. Como é um prato muito versátil e que dá margem para soltar a imaginação, a nossa receita trará apenas do básico para deixar você livre para adicionar o que quiser nas suas batatas para que fique ainda mais saborosa do jeitinho que você gosta.

Batata hasselback

Batata hasselback: descubra como fazer essa delícia
Crédito: Taras_Bulba / iStock

Ingredientes:

  • 6 batatas médias (ou a quantidade que você preferir fazer)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Azeite para untar a forma
  • Sal a gosto
  • Outros temperos que podem ser adicionados de acordo com a sua vontade: pimenta, orégano, páprica, manjericão, tomilho, queijo, bacon, linguiça, alho, cheiro verde, alecrim e o que mais a sua cabeça quiser tentar inventar.

Modo de preparo:

Passo 1: Lave bem as batatas. Em seguida, deixe-as cozinhar por 10 minutos em uma panela com água e sal.

Passo 2: Retire as batatas da água e dê um choque térmico com água gelada para deixar a casquinha dela bem crocante.

Passo 3: Coloque cada batata sobre uma colher de pau para fazer os cortes que são o maior diferencial desse prato. Os cortes devem ter aproximadamente meio centímetro ao longo da batata e cerca de dois em cada lateral. Você deve utilizar a colher de pau para evitar que os cortes sejam feitos até o final da batata. Caso você não tenha uma colher de pau, também pode utilizar hashis ou algum outro utensílio quando for fazer os cortes.

Passo 4: Em uma assadeira untada de azeite, distribua as batatas com os cortes virados para cima.

Passo 5: Derreta a manteiga no micro-ondas por cerca de 30 segundos e acrescente alguns dos ingredientes que selecionou. Uma dica interessante é tentar diluir alguns dos ingredientes em pó como pimenta-do-reino moída, páprica, curry e outros na própria manteiga como se fosse fazer um molho. Assim, o tempero penetrará melhor nos cortes das batatas. As ervas podem ser adicionadas à manteiga com os outros ingredientes ou salpicada por cima de tudo.

Passo 6: Com um pincel de cozinha, espalhe a manteiga por cima das batatas e leve para assar por 20 minutos a 220ºC. Durante o processo as fatias vão se abrir um pouco.

Passo 7: Retire a assadeira do forno. Pincele novamente a misturinha de temperos com manteiga entre as fatias da batata. Se a manteiga tiver endurecido, basta esquentá-la de novo. Volte com a assadeira para o forno por mais 20 minutos ou até dourar. Em seguida, retire do forno e aprecie as batatas.

Dicas do chef!

Se interessar, adicione na assadeira uma cabeça inteira de alho. Corte apenas o talo e a ponta dos dentes de alho, preservando a casca nas laterais. Ele irá assar com as batatas e virará uma pasta deliciosa para comer com elas. Pode temperar o alho com os mesmos temperos que utilizou nas batatas. Se quiser inventar ainda mais, adicione pedaços de cebola e tomates na assadeira também com o mesmo tempero. Esses ingredientes serão ótimos acompanhamentos para as batatas, principalmente se elas forem o seu prato principal.

Dicas extras: Se for servir como acompanhamento, bifes de carne e filés de frango podem ser ótimos pratos principais. E se quiser fazer com bacon e queijo, faça a receita e assim que retirar as batatas do forno, jogue o queijo de sua preferência em fatias ou ralado por cima delas ainda quente para que derretam, jogue também o bacon picado já frito previamente. Da mesma forma do bacon, você também pode adicionar calabresa picada. Se for da sua preferência, o alho pode ser adicionado cru espremido por cima da batata ainda quente.

E aí, gostou dessa receita? Veja também 5 receitas de recheios fantásticos para a sua batata assada

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados