Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de março de 2021

Como fazer um risoto parmesão sensacional

Aprenda a preparar essa receita que pode ser servida sozinha, mas também combina com vários acompanhamentos.

Imagem: Ale02/iStock

É difícil achar uma receita com queijo que fique ruim. Neste post você vai aprender como fazer um risoto parmesão sensacional. Você precisará de muita atenção no preparo, mas garantimos que vale a pena o esforço; a receita fica incrível!

Leia também: 9 receitas de risoto para agradar a todos os gostos

Risoto parmesão

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 200 ml de vinho branco
  • 300 g de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola média picada
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta branca a gosto

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma panela bem quente, coloque o azeite e a cebola picada. Refogue até a cebola ficar transparente.

Passo 2: Acrescente o arroz e refogue bem.

Passo 3: Coloque todo o vinho branco e mexa bem até sentir o cheiro do álcool evaporando; depois deixe secar.

Passo 4: Coloque uma concha do caldo de legumes e mexa o arroz. Repita o processo conforme o arroz for secando. É importante mexer o arroz para que ele libere o amido. 

Passo 5: Quando o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, desligue o fogo e coloque o parmesão e a manteiga. Misture bem e, caso necessário, acrescente mais uma concha do caldo para dar mais cremosidade. Acerte o sal e a pimenta e sirva quente.

Possíveis acompanhamentos

O risoto parmesão é uma receita que pode ser consumida sozinha. No entanto, existe uma gama de acompanhamentos que podem tornar a refeição ainda mais saborosa. Além disso, existem algumas adaptações à receita que podem interessar. Confira abaixo os acompanhamentos e adaptações!

Medalhão ao molho madeira

O filé mignon é uma receita perfeita para acompanhar o risoto parmesão. O medalhão pode estar selado e acompanhado do molho madeira ou assado, tudo depende de como você prefere o ponto da sua carne. Alguns chips de batata podem acrescentar certa crocância ao prato e fechar o prato com chave de ouro.

Salmão grelhado

Como fazer um risoto parmesão sensacional
O salmão é um ótimo acompanhamento para oo risoto parmesão (Imagem: hlphoto/iStock)

Um risoto parmesão acompanhado de um salmão é uma combinação maravilhosa. Alguns tomates confitados e um pouco de cebolinha ajudam a torná-lo ainda mais saboroso.

Camarão

Os camarões podem entrar no acompanhamento ou na própria receita. Caso queira acompanhar o risoto parmesão com camarão, frite-os e eles estarão prontos para compor a refeição. Em caso de colocá-los dentro da receita, refogue os camarões junto com a cebola e siga a receita normalmente. 

Bacon

O bacon é outro ingrediente que pode entrar na receita. Siga com ele o mesmo esquema do camarão e seu prato, além de delicioso, fica lindo. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close