O feijão tem presença certa no almoço dos brasileiros e oferece diversos benefícios para a saúde, pois sua concentração de ferro, proteínas e vitaminas ajuda a combater a anemia e a prevenir doenças como o câncer de cólon e o diabetes, por exemplo.

São diversos tipos de feijão, como o preto, o carioquinha, o vermelho, o branco e o fradinho, e todos ficam uma delícia quando são bem temperados e com aquele caldinho mais consistente.

Porém, apesar de ser um prato super tradicional, muita gente tem receio de prepará-lo, porque o modo mais comum de cozinhar o feijão é na panela de pressão.

Se você também tem esse medo, saiba que dá para fazer feijão em uma panela comum e fica tão gostoso quanto!

Confira também este post em que ensinamos a preparar carne na panela de pressão!

Como escolher o feijão

Feijão carioquinha
Saiba como escolher o feijão antes de colocá-lo para cozinhar (rodrigo gavini/iStock)

Citamos alguns tipos de feijão e todos eles podem ser cozidos sem dificuldades em uma panela normal. Porém, a escolha dos grãos já começa no mercado.

Se você compra o feijão empacotado, veja se não tem muitos grãos quebrados, manchados e com buraquinhos, pois isso pode ser causado pela presença de inseto ou indicar que há fungos.

Também tenha atenção à embalagem.

É importante sempre checar a validade e não comprar pacotes furados, rasgados ou latas amassadas, para quem prefere este tipo.

Antes de cozinhar, você precisa selecionar os grãos. Basta espalhar a quantidade desejada em cima da mesa e separar as pedrinhas e os feijões enrugados, amassados e quebrados.

Leia mais: 17 tipos de arroz e feijão fáceis e de preparar

Como lavar o feijão

Como lavar feijão
Lavar o feijão é parte essencial no processo, para retirar a poeira dos grãos (debbiehelbing/iStock)

Grãos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha têm um processo de lavagem e cozimento bem parecidos.

Todos precisar ser lavados em água corrente, com o uso de uma vasilha ou até mesmo um escorredor de macarrão para tirar a poeira dos grãos.

Em seguida, eles devem ficar de molho na água fria ou morna, o que facilita o cozimento, por pelo menos 10 horas.

Como fazer feijão sem panela de pressão

Feijão
Feijão cozido e temperado em panela comum (ALLEKO/iStock)

Após o tempo de molho, escorra o feijão e coloque-o em uma panela com água para cozinhar. Para cada xícara do grão, adicione três de água. Em seguida leve a panela tampada ao fogo e espere 1h30 após o início da fervura.

Depois, é só conferir se os grãos estão macios. Se a resposta for sim, é hora de temperar. Se eles ainda estiverem um pouco duros, deixe cozinhar por mais tempo e verifique o ponto a cada três minutos.

Leia mais: aprenda a preparar uma feijoada deliciosa!

Como temperar feijão

Alho e cebola
Alho e cebola são temperos que não podem faltar no feijão (joannatkaczuk/iStock)

Os temperos mais tradicionais são o alho e a cebola, mas você ainda pode adicionar outros ingredientes como folhas de louro, salsinha ou bacon, carne seca e linguiça.

Para cada xícara de feijão, use 1/2 xícara de cebola e 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite ou óleo e sal a gosto. Após separar os ingredientes, leve uma panela ao fogo com o óleo ou o azeite e refogue até o tempero ficar dourado.

Tenha cuidado para o alho não queimar, pois isso pode deixar o feijão amargo.

Em seguida, coloque o feijão cozido e mexa até misturar os temperos e o caldo ganhar mais consistência. Se achar que o caldo reduziu demais, adicione água quente até obter a quantidade de sua preferência.

Para variar no sabor, confira essas quatro dicas de temperos que vão tornar o seu feijão inesquecível.