Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de janeiro de 2022

Receita de peixe grelhado com batata calabresa

Confira como fazer essa delícia!

Imagem: gbh007/iStock

O peixe é uma carne que pode ser sem graça ou espetacular, tudo depende da maneira como ele é preparado. Além disso, é preciso ter certos cuidados na hora da compra, em outro post reunimos 6 passos para comprar o melhor peixe da feira. A seguir, descubra como fazer peixe grelhado e deixar todo mundo com água na boca!

Leia também: 4 dicas de como fazer filé de merluza

Para essa receita, utilizamos o linguado. Esse tipo de peixe contém baixo teor de gordura e alta concentração de ômega-3. Para acompanhar essa maravilhosa carne branca, você pode usar batatas, calabresas ou de outro tipo, fica a seu critério. O resultado é um prato delicioso e, ao mesmo tempo, saudável. Veja como preparar esse peixe grelhado!

Receita de linguado grelhado com batata calabresa

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 4 linguados pequenos, com cerca de 225 g cada um, sem pele e limpos
  • 750 g de batata calabresa (ou outro tipo de sua preferência), cortadas
  • 1 ramo grande de hortelã fresca, mais ramos extras, para decorar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Suco e raspas da casca de 1 limão-siciliano
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 500 g de folhas de mini espinafre
  • Noz-moscada ralada na hora (opcional)
  • Fatias de limão-siciliano em forma de gomos

Modo de preparo

Passo 1: Preaqueça a grelha do forno a uma temperatura alta. Corte um pedaço de papel-alumínio do tamanho da bandeja do forno e coloque o peixe por cima (caso a grelha seja pequena, talvez o peixe tenha de ser preparado em duas levas).

Passo 2: Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas com o ramo de hortelã por 15 minutos ou até começarem a ficar macias.

Passo 3: Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela pequena e misture o suco e as raspas da casca do limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Pincele a parte de cima do peixe com um pouco da manteiga de limão e grelhe por 5 a 6 minutos ou até que a carne próxima à espinha se separe facilmente em lascas quando espetada com uma faca. Com cuidado, vire o peixe, pincele novamente com a manteiga de limão e grelhe por mais 5 a 6 minutos.

Passo 4: Enquanto o peixe grelha, cozinhe o espinafre no vapor por 2 a 3 minutos ou até começar a murchar. Tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, se desejar.

Passo 5: Escorra as batatas e coloque-as em uma travessa aquecida. Adicione uma grande quantidade de pimenta-do-reino, misture e decore com ramos de hortelã. Transfira o linguado para pratos aquecidos e derrame por cima os sucos de cozimento da bandeja do forno. Decore com as fatias de limão em forma de gomos e sirva com as batatas e o espinafre.

Dicas do chef!

Em vez de espinafre, sirva o peixe com brócolis cortado em florzinhas, cozido no vapor por 2 a 3 minutos, até começar a ficar macio.

Veja também como fazer um arroz soltinho e um delicioso purê de batatas para acompanhar esse prato delicioso.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close