Faça uma busca


|
Publicado em: 16 de dezembro de 2019

Aprenda uma deliciosa receita de panetone caseiro e outras delícias

Aprenda a fazer uma deliciosa sobremesa para a sua ceia natalina.

Imagem: badmanproduction/iStock

Ficou de levar uma sobremesa na ceia de Natal e quer fazer algo especial e saboroso? Ou está tentando fazer uma renda extra neste fim de ano? Sem dúvida, uma receita de panetone caseiro (ou chocotone) é uma ótima pedida. Além de extremamente deliciosa, a receita é simples de fazer. Assim, você economiza dinheiro (ou começa o seu negócio de encomendas) e aproveita o Natal sem se preocupar em ficar no vermelho.

Por isso, anote a receita!

richard_cheles/iStock

Chocotone caseiro

Ingredientes:

2 tabletes de fermento fresco para pão (30 g)

1 colher (sobremesa) de sal

1 xícara (chá) de leite

2 xícaras (chá) de água

1 colher (chá) de essência de panetone ou de baunilha

3 ovos

6 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar

1 kg de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo cortado em pedaços (se preferir o panetone tradicional, substitua o chocolate por frutas cristalizadas)


Modo de preparo:

1 . Primeiramente, aqueça o forno a 180°C.

2 . Bata no liquidificador, na velocidade pulsar, o fermento e o sal. Em seguida, adicione o leite, a água e a essência de panetone e bata novamente na velocidade pulsar.

3 . Adicione os ovos e bata por alguns segundos.

4 . Transfira esse líquido para a batedeira e acrescente a manteiga. Logo após, ligue a batedeira na velocidade baixa e adicione o açúcar aos poucos. Bata até ficar homogêneo e desligue o motor. Logo depois, junte 1 kg de farinha aos poucos e misture até que forme uma massa grudenta.

5 . Polvilhe uma superfície lisa com a farinha restante e ponha a massa. Em seguida, trabalhe a massa com as mãos até que ela comece a se desgrudar da superfície e das mãos.

6 . Posteriormente, divida a massa em quatro partes e ponha em cada uma 1/4 de xícara (chá) de pedaços de chocolate. Trabalhe a massa mais um pouco para incorporar bem o chocolate. Por fim, ponha cada massa em uma forma própria para panetone de 500 g e deixe assar até dourar.


Chocotone caseiro com sorvete

Com uma pitada de criatividade, você pode transformar o seu chocotone caseiro em uma sobremesa ainda mais gostosa. Para isso, basta abrir a parte de cima com uma faca, retirar um pouco da parte de dentro e colocar o sorvete de sua preferência. Em seguida, adicione uma calda de chocolate e decore com morangos ou cerejas. Por fim, leve ao freezer por uma duas horas antes de servir.


Panetone trufado de maracujá

Ingredientes:

1 panetone

500 g de chocolate branco

250 g de creme de leite (usei o de caixinha)

1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados