Receita de queijo caseiro com apenas 3 ingredientes

Seja para acompanhar o cafezinho ou para servir de recheio para pães, esta receita de queijo caseiro é a solução ideal para quem não abre mão do sabor e

Julia Monsores | 7 de Janeiro de 2021 às 09:00

Imagem: Rodrigo Moreira/iStock -

Seja para acompanhar o cafezinho ou para servir de recheio para pães, esta receita de queijo caseiro é a solução ideal para quem não abre mão do sabor e da saúde.

Além de ser uma receita econômica, o modo de preparo é bem simples e não leva mais do que três ingredientes. E se você não tiver a fôrma para queijo aí em sua casa, pode substituí-la por uma vasilha de plástico com furinhos.

Confira agora a receita!

Receita de queijo caseiro

Imagem: Giselleflissak/iStock

Ingredientes

Modo de preparo

Imagem: Inna Dodor/iStock

Passo 1. Em uma panela funda, coloque o leite e deixe-o ferver. Em seguida, adicione as colheres de vinagre e sal e misture novamente. Espere cerca de cinco minutos para que o leite talhe um pouco mais.

Passo 2. Separe uma vasilha. Sobre ela, posicione uma peneira média com um pano de prato limpo dentro. Despeje o conteúdo da panela sobre o pano de prato, apertando delicadamente com uma colher.

Passo 3. Depois que o soro do leite tiver escorrido, descarte-o. Envolva as pontas do pano de prato e aperte o queijo um pouco mais.

Passo 4. Ponha o queijo dentro de uma fôrma, modelando-o com a ajuda de uma colher.

Passo 5. Para obter um queijo minas, deixe descansar por apenas um dia. Para um queijo mais curado e amarelado, deixe por dois ou três.

Dica do chef

Você também pode fazer um queijo caseiro com ervas frescas, como manjericão e orégano. Para isso, basta adicionar os temperos depois de ter peneirado o soro do leite, misturando-os na massa.

Gostou dessa receita de queijo caseiro? Então confira outras: