As saladas são uma escolha certa: rápidas e fáceis de preparar, elas constituem uma refeição leve e são convenientes para  se levar para o trabalho, para um piquenique ou para servir numa festa. Mas existem as saladas clássicas que têm certa sofisticação.

E mais uma vantagem: as saladas podem ser preparadas de muitas maneiras. O toque final fica por conta do molho mais adequado. E, quando você mesmo as prepara, sabe exatamente o que ela contém.

E temos também receitas para a sua sobremesa.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    1. Salada Caesar com anchova 

    Rende 4 porções

    Ingredientes

    2 pés pequenos de alface-romana

    1/2 pé de alface-americana

    50 g de queijo parmesão (pedaço)

    2 fatias de pão de fôrma

    1 colher (sopa) de azeite de oliva

    Molho

    4 filés de anchova em conserva

    5 colheres (sopa) de azeite de oliva

    1 gema de ovo bem fresca

    2 colheres (sopa) de suco de limão

    2 colheres (chá) de mostarda Dijon

    1 colher (chá) de molho inglês

    1 pitada de açúcar

    1 dente de alho pequeno

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

  • Zoya2222/iStock

    Modo de preparo

    1. Limpe, lave e seque as alfaces. Corte as folhas em pedaços grandes. Com um descascador de legumes ou cortador de queijo, corte o parmesão em lascas.

    2. Para preparar o molho, amasse bem os filés de anchova com um garfo numa tigela. Acrescente o azeite, a gema do ovo, o suco de limão, a mostarda, o molho inglês e o açúcar. Descasque o dente de alho e passe-o em um espremedor de alho. Misture-o aos outros ingredientes, bata tudo energicamente com um batedor de ovos e tempere com sal e pimenta.

    3. Prepare croûtons, cortando as fatias do pão em cubos e removendo as bordas. Aqueça numa frigideira 1 colher (sopa) de azeite de oliva e adicione os cubos de pão. Deixe dourar, mexendo sempre.

    4. Disponha as folhas de alface e as raspas do parmesão em 4 pratos ou numa saladeira. Cubra com o molho. Acrescente os croûtons quentes e sirva.

    Dica especial

    Se você tiver dois tipos de azeite de oliva no armário, use o suave e de melhor qualidade para as saladas e o mais forte e de qualidade mediana para cozinhar e fritar.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    2. Salada Niçoise com vagem 

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    150 g de vagens congeladas

    Sal

    4 ovos

    1 tomate grande

    1 pimentão laranja ou amarelo

    2 batatas cozidas com casca um dia antes

    1 cebola roxa

    1 pé de alface-romana

    50 g de azeitonas pretas

    200 g de atum em óleo ou água

    Vinagrete

    3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

    4 colheres (sopa) de azeite de oliva

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

  • Brina Blum/Unsplash

    Modo de preparo 

    1. Cozinhe as vagens em 150 ml de água levemente salgada de 10 a 15 minutos até ficarem macias. Deixe escorrer e esfriar. Corte em pedaços. Cozinhe os ovos até ficar duros, mergulhe em água fria e deixe esfriar.

    2. Lave o tomate e corte-o em pedaços. Parta ao meio o pimentão, descarte as sementes, lave e corte-o em tiras. Descasque as batatas, corte-as ao meio e depois em fatias finas. Descasque a cebola e corte-a em anéis finos.

    3. Lave a alface e deixe escorrer. Corte as folhas em tiras de 3 cm de largura e misture numa tigela grande com a vagem, a batata, o tomate e o pimentão.

    4. Para preparar o vinagrete, bata energicamente o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta. Regue com ele a salada e misture. Disponha os anéis de cebola e as azeitonas sobre a salada. Amasse o atum com um garfo, descasque os ovos, corte-os em cubos e acrescente-os à salada. Para acompanhar, pãozinho francês fresco e quentinho.

    Dica prática

    O tomate grande pode ser substituído por 1 ou 2 xícaras de tomates-cereja, cortados ao meio antes de misturá-los à salada.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    3. Salada Waldorf com nozes 

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    500 g de aipo-rábano

    250 g de maçã verde

    3 colheres (sopa) de suco de limão

    150 g de uvas rosadas

    100 g de nozes sem casca

    150 g de creme de leite azedo

    1 colher (sopa) de óleo de nozes

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

    1 pitada de açúcar

  • Christiane Krüger/©Seleções

    Modo de preparo

    1 Descasque o aipo-rábano e rale-o ou corte-o em tiras finas. Lave as maçãs, corte-as ao meio, remova as sementes e rale ou fatie fino. Coloque o aipo-rábano e a maçã numa tigela e misture com 2 colheres (sopa) do suco de limão.

    2. Lave as uvas, remova-as dos cachos e corte-as ao meio. Se preferir, descaroce-as. Pique as nozes grosseiramente. Separe 1 colher (sopa) das uvas e 1 de nozes para decorar.

    3. Para preparar o molho, bata bem com o batedor de ovos o creme de leite azedo (ou acrescente 1 colher [sopa] de suco de limão ao creme de leite comum), o óleo de nozes e 1 colher (sopa) do suco de limão numa tigela pequena. Tempere o molho com sal, pimenta e açúcar.

    4. Cubra as uvas e as nozes com a mistura de maçã e aipo-rábano e acrescente o molho. Tempere a salada com sal e pimenta a gosto e disponha em 4 pratos fundos. Decore os pratos com o restante das uvas e das nozes. Para acompanhar, pão de fôrma fresco e torrado.

    Dica prática

    Quem preferir pode substituir o aipo-rábano por aipo. Corte os talos de aipo em fatias finas, removendo os fiapos duros.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    4. Salada grega camponesa 

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    400 g de tomate

    3 pepinos pequenos

    2 cebolas roxas grandes

    2 pimentões verdes

    100 g de azeitonas pretas

    100 g de pimenta dedo-de-moça em salmoura (suave ou picante)

    4 colheres (sopa) de azeite de oliva

    2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

    300 g de queijo feta

    1 colher (chá) de orégano desidratado

  • Karen Stahlros/Unsplash

    Modo de preparo 

    1. Lave e corte os tomates em 8 pedaços. Lave os pepinos, apare as pontas e fatie-os em rodelas grossas.

    2. Descasque as cebolas, corte-as ao meio e depois em fatias não muito finas. Corte ao meio os pimentões, retire as sementes, lave-os e corte em tiras.

    3. Disponha o pepino, o tomate, a cebola e o pimentão em 4 pratos. Acrescente as azeitonas e as pimentas em salmoura. Coloque numa tigela 3 colheres (sopa) do azeite de oliva, o vinagre, sal e pimenta-do-reino, e misture com um batedor de ovos até que o sal se dissolva. Regue a salada com o vinagrete.

    4. Corte o queijo feta em 4 pedaços ou despedace-o e adicione aos pratos de salada. Polvilhe com o orégano e pingue a colher restante do azeite. Para acompanhar, pão branco ou pão turco fresco e quentinho.

    Dica prática

    Em vez de pepinos pequenos, pode-se usar 1 pepino grande. Neste caso, corte-o ao meio no sentido do comprimento e remova as sementes com uma colher de chá. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento, obtendo 4 tiras, e corte-as em pedaços mais grossos.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    5. Salada asiática de arroz e broto de bambu

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    150 g de arroz basmati ou aromático

    Sal

    150 g de ervilhas frescas

    150 g de minimilho

    1 pimentão vermelho

    150 g de brotos de bambu (em conserva)

    1 raiz de gengibre fresco (de 2 cm)

    3 colheres (sopa) de vinagre de arroz

    2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

    2 colheres (sopa) de óleo de girassol

    1 colher (sopa) de chutney de manga (produto pronto)

    50 g de castanhas-de-caju tostada

  • Karisssa/iStock

    Modo de preparo 

    1. Ponha numa panela o arroz, 300 ml de água e 1/2 colher (chá) de sal e, mantendo-a destampada, deixe levantar fervura. Baixe o fogo e, cobrindo-a parcialmente, deixe cozinhar por 20 a 25 minutos. A seguir, destampe e deixe esfriar por 30 a 50 minutos. De vez em quando revolva o arroz com um garfo.

    2. Lave as ervilhas e as espigas de minimilho. Cozinhe as ervilhas em bastante água com um pouco de sal por 1 minuto, e o minimilho por 3 minutos. Mergulhe-os em seguida em água gelada, escorra, corte em três partes e deixe esfriar. Corte o pimentão vermelho em tirinhas.

    3. Pique os brotos de bambu. Numa travessa, junte-o ao arroz e às hortaliças e misture.

    4. Para o vinagrete, numa vasilha passe o gengibre descascado na parte fina do ralador. Junte o vinagre, o molho de soja, o óleo de girassol e o chutney de manga. Misture tudo e tempere com sal. Caso o chutney seja muito espesso, mexa-o antes com um garfo.

    5 Regue a salada com o vinagrete. Misture com cuidado para que os ingredientes não se desfaçam. Arrume a salada em porções e decore-a com as castanhas-de-caju tostadas.

    Dica prática

    Pode-se encontrar minimilho em grandes supermercados. Não se recomenda adicionar vinagre às miniespigas, pois ficam excessivamente ácidas.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    6. Salada de linguiça com vinagrete

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    400 g de linguiça de porco

    300 g de queijo emental

    150 g de pepinos em picles

    2 cebolas roxas 1 molho de cebolinha

    Vinagrete

    3–4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

    3–4 colheres (sopa) da salmoura do picles de pepino

    4 colheres (sopa) de caldo de carne

    1/2 colher (chá) de mostarda picante

    2 colheres (sopa) de óleo de girassol

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

  • Christiane Krüger/©Seleções

    Modo de preparo 

    1. Remova a pele da linguiça, corte-a em fatias e, em seguida, em tiras finas. Retire também as bordas do queijo e escorra os pepinos. Corte também o queijo e os pepinos em tiras finas.

    2. Descasque as cebolas e corte-as em cubinhos. Coloque numa tigela a linguiça, o queijo, o pepino, a cebola e misture tudo.

    3. Para preparar o vinagrete, coloque numa tigela o vinagre de vinho branco, 2 colheres (sopa) da salmoura do pepino, o caldo de carne, a mostarda, o óleo de girassol, sal e pimenta. Bata com um batedor de ovos até obter uma mistura homogênea e o sal se diluir por completo.

    4. Regue a salada com o vinagrete e misture tudo. Leve à geladeira por 1 hora. Depois, tempere com sal, pimenta e 1 ou 2 colheres da salmoura do pepino. Lave a cebolinha e agite-a para secar. Corte-a em rolinhos finos e polvilhe a salada. Para acompanhar, pão de centeio.

    Dica prática

    As cebolas roxas podem ser substituídas por mais um ramo de cebolinha. É possível também, em vez dos 300 g de queijo, usar 700 g de linguiça suína.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    7. Salada alemã de arenque e carne

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    250 g de batatas

    5 filés de arenque

    250 ml de leite desnatado

    1 beterraba cozida

    250 g de carne bovina cozida (filé-mignon ou alcatra)

    2 maçãs levemente ácidas

    3 pepinos em picles

    60 g de nozes sem casca

    150 g de creme de leite azedo

    100 g de maionese

    2–3 colheres (sopa) de vinagre de estragão

    Sal

    Pimenta-do-reino moída na hora

    1/4 de molho de salsa

    2 ovos cozidos

  • angorius/iStock

    Modo de preparo 

    1. Lave bem as batatas e escove-as, cubra-as com água numa panela e cozinhe até ficarem macias. Escorra a água, passe as batatas por água fria e reserve. Lave os filés de arenque com água fria e seque-os com papel-toalha. Coloque-os numa tigela, cubra com o leite e reserve por 30 minutos.

    2. Descasque a beterraba e corte-a em cubos de 1 cm. Corte a carne também em cubos de 1 cm. Pique as maçãs em quatro, descasque-as, descarte as sementes e corte-as em fatias finas. Corte os pepinos em cubinhos. Separe 8 metades de nozes para decorar e rale as nozes restantes.

    3. Retire os filés de arenque do leite e seque-os com papel-toalha. Corte-os em cubos de 2 cm. Descasque as batatas e corte-as em cubos de 2 cm. Coloque todos os ingredientes da salada em uma tigela e misture cuidadosamente.

    4. Misture numa tigela o creme de leite azedo (ou acrescente 1 colher de sopa de suco de limão ao creme de leite comum), a maionese, o vinagre, sal e pimenta, até formar uma massa homogênea. Adicione o molho à salada e misture. Leve à geladeira e deixe curtir por 2 horas.

    5. Retire a salada de arenque da geladeira e deixe à temperatura ambiente. Tempere com mais sal, pimenta e vinagre a gosto. Lave a salsa, agite as folhas para secar e pique-as. Descasque os ovos e corte-os em quatro. Decore a salada com pedaços de ovos, salsa e as metades de nozes. Sirva com pão francês.

    Dica prática

    Esta salada fica ainda mais saborosa após permanecer 1 ou 2 dias na geladeira. Antes de servir, tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre a gosto.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    8. Salada de frutas no abacaxi 

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    30 g de amêndoas fatiadas

    2 abacaxis pequenos (500 g cada)

    2 laranjas

    1 banana

    1 colher (sopa) de suco de limão

    100 ml de suco de laranja

    2 colheres (sopa) de xarope de bordo (ou glucose de milho)

    2 colheres (sopa) de rum escuro

    6 colheres (sopa) de calda de chocolate (pronta)

    12 uchuvas (físalis) e 12 morangos

    4 espetos de madeira

  • baibaz/iStock

    Modo de preparo 

    1 .Torre as amêndoas fatiadas numa frigideira sem óleo, em seguida transfira para um prato e deixe esfriar. Corte os abacaxis (incluindo a coroa) ao meio, no sentido do comprimento. Retire a polpa com uma faca afiada, deixando uma borda de cerca de 2 cm de espessura. Corte a polpa sem a parte interna mais dura em pedaços.

    2. Descasque as laranjas e corte-as em pedaços. Descasque a banana e fatie. Regue imediatamente a banana com o suco de limão para que ela não escureça. Misture as frutas numa tigela.

    3. Bata o suco de laranja, o xarope de bordo (ou a glucose de milho) e o rum, e misture à salada de frutas. Coloque as metades de abacaxi em pratos de sobremesa e recheie-as com a salada de frutas. Regue a salada com a calda de chocolate e decore com as amêndoas fatiadas.

    4. Descasque parcialmente as uchuvas. Lave os morangos e descarte as folhas. Espete alternadamente 3 uchuvas e 3 morangos num espeto de madeira e disponha os espetos sobre cada metade de abacaxi.

    Dica prática

    Mergulhe as frutas do espeto pela metade em chocolate derretido, polvilhe com coco ralado ou chocolate granulado e deixe endurecer.

  • Christiane Krüger/©Seleções

    9. Salada de frutas silvestres com zabaione 

    Rende 4 porções

    Ingredientes 

    250 g de groselhas vermelhas

    250 g de morangos

    200 g de framboesas e 200 g de amoras

    2 colheres (sopa) de geleia de groselha

    50 ml de suco de laranja

    4 gemas de ovo bem frescas

    100 g de açúcar de confeiteiro

    100 ml de vinho Marsala seco

    1 pitada de raspas de casca de limão

    12 biscoitinhos de amêndoa

  • Wolna/iStock

    Modo de preparo 

    1. Lave e escorra as frutas silvestres. Descarte os talinhos das groselhas. Descarte as folhas dos morangos e, dependendo do tamanho, divida-os ao meio ou em quatro. Selecione as framboesas e as amoras boas. Misture as frutas numa tigela.

    2. Aqueça a geleia de groselha numa panela pequena até que fique líquida. Tire do fogo e misture com o suco de laranja. Deixe a calda esfriar por completo e, em seguida, misture delicadamente com as frutas. Disponha a salada de frutas silvestres em taças de sobremesa.

    3. Para o zabaione, coloque as gemas de ovo e o açúcar de confeiteiro numa vasilha de metal e bata, em banho-maria, até formar um creme. Adicione o vinho e as raspas de casca de limão e misture.

    4. Bata com um batedor de ovos ou com a batedeira elétrica até formar uma massa espumosa grossa – o volume deve duplicar. Tire o zabaione do fogo e regue as frutas com ele ainda quente. Decore com os biscoitinhos de amêndoa e sirva em seguida.

    Dica prática

    O zabaione também pode ser transformado numa espuma de vinho ou de champanhe – com vinho licoroso, champanhe, vinho do Porto branco ou um vinho de colheita tardia meio seco.

    Outras receitas você encontra em nosso post Saladas com laranja e outras frutas.