As saladas são uma escolha certa: rápidas e fáceis de preparar, elas constituem uma refeição leve e são convenientes para  se levar para o trabalho, para um piquenique ou para servir numa festa. Mas existem as saladas clássicas que têm certa sofisticação.

E mais uma vantagem: as saladas podem ser preparadas de muitas maneiras. O toque final fica por conta do molho mais adequado. E, quando você mesmo as prepara, sabe exatamente o que ela contém.

E temos também receitas para a sua sobremesa.

Christiane Krüger/©Seleções

1. Salada Caesar com anchova 

Rende 4 porções

Ingredientes

2 pés pequenos de alface-romana

1/2 pé de alface-americana

50 g de queijo parmesão (pedaço)

2 fatias de pão de fôrma

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Molho

4 filés de anchova em conserva

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 gema de ovo bem fresca

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (chá) de mostarda Dijon

1 colher (chá) de molho inglês

1 pitada de açúcar

1 dente de alho pequeno

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora


Zoya2222/iStock

Modo de preparo

1. Limpe, lave e seque as alfaces. Corte as folhas em pedaços grandes. Com um descascador de legumes ou cortador de queijo, corte o parmesão em lascas.

2. Para preparar o molho, amasse bem os filés de anchova com um garfo numa tigela. Acrescente o azeite, a gema do ovo, o suco de limão, a mostarda, o molho inglês e o açúcar. Descasque o dente de alho e passe-o em um espremedor de alho. Misture-o aos outros ingredientes, bata tudo energicamente com um batedor de ovos e tempere com sal e pimenta.

3. Prepare croûtons, cortando as fatias do pão em cubos e removendo as bordas. Aqueça numa frigideira 1 colher (sopa) de azeite de oliva e adicione os cubos de pão. Deixe dourar, mexendo sempre.

4. Disponha as folhas de alface e as raspas do parmesão em 4 pratos ou numa saladeira. Cubra com o molho. Acrescente os croûtons quentes e sirva.

Dica especial

Se você tiver dois tipos de azeite de oliva no armário, use o suave e de melhor qualidade para as saladas e o mais forte e de qualidade mediana para cozinhar e fritar.


Christiane Krüger/©Seleções

2. Salada Niçoise com vagem 

Rende 4 porções

Ingredientes 

150 g de vagens congeladas

Sal

4 ovos

1 tomate grande

1 pimentão laranja ou amarelo

2 batatas cozidas com casca um dia antes

1 cebola roxa

1 pé de alface-romana

50 g de azeitonas pretas

200 g de atum em óleo ou água

Vinagrete

3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora


Brina Blum/Unsplash

Modo de preparo 

1. Cozinhe as vagens em 150 ml de água levemente salgada de 10 a 15 minutos até ficarem macias. Deixe escorrer e esfriar. Corte em pedaços. Cozinhe os ovos até ficar duros, mergulhe em água fria e deixe esfriar.

2. Lave o tomate e corte-o em pedaços. Parta ao meio o pimentão, descarte as sementes, lave e corte-o em tiras. Descasque as batatas, corte-as ao meio e depois em fatias finas. Descasque a cebola e corte-a em anéis finos.

3. Lave a alface e deixe escorrer. Corte as folhas em tiras de 3 cm de largura e misture numa tigela grande com a vagem, a batata, o tomate e o pimentão.

4. Para preparar o vinagrete, bata energicamente o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta. Regue com ele a salada e misture. Disponha os anéis de cebola e as azeitonas sobre a salada. Amasse o atum com um garfo, descasque os ovos, corte-os em cubos e acrescente-os à salada. Para acompanhar, pãozinho francês fresco e quentinho.

Dica prática

O tomate grande pode ser substituído por 1 ou 2 xícaras de tomates-cereja, cortados ao meio antes de misturá-los à salada.