Um convite maravilhoso espera por você. Ou seria uma recompensa? Trata-se de um agradável toque de doçura. Tortas crocantes são fáceis de preparar com quase qualquer fruta no fundo, mas, no que se refere a nutrientes, as frutas vermelhas são as melhores. Com recheio de creme e cobertura de frutas frescas são deliciosas, sobremesas bonitas e rápidas de preparar. Veja outras sobremesas aqui e dicas de como comer mais frutas.

©Seleções

1. Tortinhas de frutas frescas e queijo

Rende 6 porções

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de trigo

1/4 de xícara de farinha de trigo integral

2 colheres (sopa) de óleo vegetal sem gordura trans

1 colher (sopa) mais 1 colher (chá) de açúcar

4 a 5 colheres (sopa) de água fria

1/2 xícara de queijo cottage

l 1/2 xícara de cream cheese light (125 g)

1 colher (chá) de raspas de laranja

1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

6 fatias de kiwi sem pele

1 xícara de mirtilo


Amarita/iStock

Modo de preparo

1. Em uma tigela grande, junte a farinha de trigo, a farinha para confeitaria, o óleo e 1 colher (chá) do açúcar. Use um garfo para misturar. Aos poucos, adicione a água, 1 colher (sopa) de cada vez, de modo a formar a massa. Molde-a em uma bola e achate-a no formato de um disco. Então, embrulhe-a em papel-alumínio e leve à geladeira por 20 minutos.

2. Preaqueça o forno a 180°C. Unte 6 fôrmas para empadas ou muffins , de 7,5 cm a 8,5 cm, com spray culinário. Divida a massa em seis pedaços iguais e molde-os em bolas. Abra cada uma em um círculo com 10 cm a 12,5 cm de diâmetro.

3. Com cuidado, suspenda cada rodela de massa e coloque-as nas fôrmas. Pressione a massa no fundo e nas laterais de cada fôrma. Remende quaisquer rasgos com a ponta dos dedos. Faça furos na massa com um garfo para evitar que as tortinhas encolham. Coloque as forminhas em uma travessa. Asse até as bordas dourarem levemente, cerca de 15 minutos. Retire-as então do forno e deixe esfriar em uma grelha aramada.

4. Nesse meio-tempo, em um processador de alimentos, junte o queijo cottage, o cream cheese, a colher (sopa) restante do açúcar, as raspas de laranja e a baunilha. Processe até obter uma mistura leve e fofinha. Divida-a entre as tortinhas e alise a parte de cima de cada uma. Coloque uma fatia de kiwi no centro de cada tortinha e os mirtilos em volta. Com cuidado, retire as tortinhas das fôrmas para servir.


©Seleções

2. Bolo integral com uvas-passas e nozes 

Rende 8 porções

Ingredientes

1 3/4 de xícara de farinha de trigo integral

1/4 de xícara de germe de trigo

1/4 de xícara de açúcar

1 colher (sopa) de linhaça em pó

1 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de sal

1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente

1/3 de xícara de uvas-passas

3/4 de xícara de leitelho*

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/3 de xícara de óleo vegetal sem sabor

* Para fazer leitelho, misture 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre a 1 xícara de leite desnatado e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos, até que talhe.


Aksenovko/iStock

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira com spray culinário.

2. Em uma tigela grande, junte a farinha, o germe de trigo, o açúcar, a linhaça, a canela e o sal. Mexa para combinar os ingredientes. Adicione as nozes e as uvas-passas. Volte a mexer para misturar.

3. Em uma xícara, junte o leitelho e o bicarbonato de sódio. Acrescente essa mistura e o óleo aos ingredientes secos. Mexa até combinar tudo, mas não muito. Junte a massa. Se necessário, adicione um pouco mais de leitelho para umedecer as partículas secas.

4. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada. Molde-a em um círculo de 17,5 cm de diâmetro. Com uma espátula larga, passe a massa para a assadeira. Corte-a em 8 fatias, deixando um pequeno espaço entre cada uma.

5. Asse por 15 minutos. Aumente a temperatura do forno para 190°C e asse até dourar levemente, por mais uns 8 minutos. Sirva os bolinhos quentes.