Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de setembro de 2021

Tomate: molho, extrato, passata ou pelado? Entenda a diferença

Aproveite o sabor único do tomate em 4 versões incríveis e fáceis de encontrar no mercado

Imagem: Visivasnc/iStock

O tomate é um dos alimentos mais presentes no nosso dia a dia. Além de saboroso, o tomate é muito benéfico à nossa saúde. Incluí-lo nas nossas refeições nos garante vitaminas A, B, C, sais minerais e licopeno, uma substância antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento das células.

Além de ser o ingrediente ideal para diversas receitas, o tomate pode ser encontrado em diferentes apresentações nos supermercados. Ou seja, como molho pronto, extrato de tomate, passata ou tomate pelado. Mas, se estiver na dúvida sobre qual comprar, não se preocupe, pois vamos te ajudar a escolher, explicando cada um deles a seguir.

Molho de tomate pronto

molho de tomate
Mais fácil de encontrar no mercado e mais barato também, o molho de tomate, entretanto, é menos saudável. (Imagem: ALLEKO/iStock)

O molho de tomate caseiro foi criado no século XVII pelo italiano Antonio Latine. Em sua receita original, ele misturava os tomates com cebolas e óleo de oliva. O processo de preparo, entretanto, pode ser bem demorado. Mas, hoje em dia, já é possível encontrá-lo pronto. 

Opção mais comum nos supermercados, o molho de tomate pronto facilita o seu trabalho no dia a dia. Afinal, ele já vem temperado e você só precisa aquecer e servir. Combina muito bem com aquela lasanha que você faz no jantar ou com uma incrível macarronada.

Apesar de ser a opção mais comum e mais acessível, o molho de tomate pronto não é o mais saudável. Ele entra na categoria dos alimentos ultraprocessados, ou seja, que passaram por um intenso processo de industrialização. Pode conter grandes níveis de açúcar e realçadores de sabor. Portanto, consuma com moderação!

Veja aqui como fazer 5 versões de molho de tomate que vão te conquistar!

Extrato de tomate

extrato de tomate
Ideal para deixar o prato de massa super saboroso, pode conter pedaços de tomate e ingredientes mais saudáveis. (Imagem: nitrub/iStock)

Também facilmente encontrado nos supermercados, o extrato de tomate é um ingrediente que leva apenas tomate, açúcar e sal em sua composição. Esta é a forma que apresenta a maior concentração de tomate e pode servir para engrossar o molho de tomate pronto, compor outras receitas, e até fazer seu próprio ketchup caseiro.

Apesar de ser uma opção mais saudável do que o molho de tomate pronto, é preciso estar atento a alguns detalhes. Evite aqueles que são temperados com cebola e alho, pois podem conter substâncias químicas. Sendo assim, passam da categoria de alimento processado para ultraprocessado.

Passata

passata
Se você quer que o gosto do tomate não se perca, escolha a passata de tomate para as suas receitas. (Imagem: bhofack2/iStock)

A passata é a polpa do tomate cozida. Ela vem sem a pele do tomate e sem as sementes, apenas com a adição de sal. A textura é a de um purê, e em algumas versões pode ter pedacinhos de tomate. É ideal para sopas e massas. A passata é uma ótima maneira de dar mais sabor à sua comida.

Tomate pelado

tomate pelado
O tomate pelado é ideal para incrementar pratos quentes e saladas. Além de ter um sabor único, é a versão mais saudável que há. (Imagem: al62/iStock)

Das opções presentes nas prateleiras, o tomate pelado é definitivamente a opção mais saudável de todas. Afinal, sua composição leva apenas: tomate, suco de tomate e regulador de acidez. Dessa forma, é categorizado como alimento minimamente processado, podendo ser consumido sem medo.

Além de temperar da maneira que você quiser e usá-lo de molho, você também pode usar o tomate pelado em receitas com linguiça toscana e até mesmo em versões diferentes e saborosas de cachorro-quente.

Portanto, quando for ao supermercado, pense com carinho do que você precisa e também em sua saúde. Independente do produto que escolher, usando tomate, sua receita tem tudo para ser um sucesso!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close