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Publicado em: 30 de junho de 2021

17 benefícios do pilates que você precisa saber

O pilates é uma atividade física que contribui para a melhora da saúde física e mental.

Imagem: Halfpoint/iStock

Datado do início do século passado, o pilates foi idealizado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates. O método de condicionamento tem como objetivo unir corpo e mente através de exercícios personalizados para cada aluno. Os benefícios do pilates são, portanto, inúmeros.

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Com trabalho de fortalecimento, alongamento e respiração, o método ajuda gestantes, idosos, obesos e até pacientes que sofreram com AVC. Por isso, separamos 17 benefícios do pilates que você precisa saber.

Benefícios do pilates para a saúde

1. Ajuda no equilíbrio

O pilates é uma atividade física que contribui no fortalecimento da musculatura do tronco. Trata-se de uma atividade que contribui no desenvolvimento do equilíbrio, tais como: fortalecimento muscular, flexibilidade, resistência e coordenação. Além de contribuir com o equilíbrio do corpo, o pilates também ajuda a equilibrar a mente.

2. Auxilia durante a gestação

Por trabalhar com fortalecimento, alongamento e respiração, o pilates é indicado para gestantes. Os exercícios de respiração facilitam a oxigenação do bebê e acalmam a mãe durante as contrações, aliviando as dores. Conheça outros exercícios liberados para gestantes.

3. Contribui para uma postura

O pilates age sobre a musculatura do tronco, aumentando a força de centro. E isso contribui para o aumento do fortalecimento do cinturão abdominal, estabilidade e alinhamento da coluna vertebral e consequentemente da postura. 

4. Melhora a qualidade do sono

Como dormir rápido (Imagem: Damir Khabirov/iStock)
Praticar pilates ajuda a relaxar e a dormir melhor. (Imagem: Damir Khabirov/iStock)

Os exercícios feitos durante uma sessão de pilates ajudam a relaxar e contribuem com a qualidade do sono, aumentando a energia diária.

5. Melhora a circulação sanguínea

A prática do pilates não só melhora a circulação sanguínea como também contribui para equilibrar a irrigação deste por todo o corpo.

6. Diminui a dor na lombar

Os exercícios causam a estabilização da coluna lombar e, por consequência, a redução das dores. Para saber mais sobre como reduzir a dor na lombar, veja a nossa lista com 9 remédios caseiros para combater a dor na lombar.

7. Trata-se de um exercício de baixo impacto

O método se utiliza de exercícios de baixo impacto e poucas repetições. Assim, contribui diretamente para o menor desgaste dos músculos e articulações, podendo ser praticado por gestantes e pessoas mais velhas.

8. Reduz a rigidez articular

Graças ao pilates, é possível prevenir e reduzir a rigidez das articulações, uma vez que o método proporciona maior flexibilidade.

9. Ajuda na redução da obesidade

obesidade e doencas
Praticar atividade física ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta o gasto energético. (Imagem: huettenhoelscher/iStock)

Os exercícios contribuem para redução da obesidade, já que aumentam o gasto energético dos praticantes e promovem o bem-estar, reduzindo a ansiedade.

10. Combate estresse

Responsável pela harmonia do corpo e equilíbrio da mente, o pilates ajuda em casos de estresse.

11. Controla a ansiedade

Para praticar o método é indispensável alto nível de concentração, o que contribui diretamente para o controle da ansiedade.

12. Melhora a disposição

Por se tratar de uma atividade física, a prática do pilates libera endorfina — hormônio responsável pelo bem-estar e prazer.

13. Contribui no desempenho sexual

O método trabalha a região pélvica, o que contribui para a flexibilidade do corpo. Desta forma, potencializa a disposição e o desempenho sexual.

14. Combate dores nas costas

Como explicado anteriormente, o pilates promove o realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura do abdômen. Com isso, diminui a sobrecarga nas costas durante um esforço físico, reduzindo, portanto, as dores no local.

15. Fortalece o sistema respiratório

Como trabalha a respiração, o método fortalece o sistema respiratório e a circulação sanguínea, pois os exercícios trabalham membros posteriores e inferiores ao mesmo tempo. O equilíbrio promovido pelo pilates beneficia praticantes com hipertensão.

16. Ajuda pessoas com Parkinson

O pilates apresenta benefício inclusive para portadores de Parkinson, pois trabalha com o conceito de reeducação do movimento e contribui para melhora motora. Além disso, o método porporciona um trabalho muscular com alongamento, que desenvolve força e contribuem para coordenação motora e equilíbrio.

17. Contribui para a recuperação de pacientes que tiveram AVC

Os exercícios contribuem inclusive para pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral). Através da prática do pilates, é possível conquistar o equilíbrio corporal, proporcionando a realização de atividades cotidianas do paciente.

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