Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de março de 2021

5 benefícios do barbatimão para sua saúde

Esse eficaz anti-inflamatório e antifúngico pode ajudar bastante a amenizar sintomas e resolver problemas de saúde.

Imagem: Mauricio Mercadante/Flickr

Comumente encontrado no cerrado brasileiro, o barbatimão tem propriedades medicinais que são conhecidas há muito tempo pelos índios. Cascas e folhas são usadas há anos para curar diversos problemas de saúde, mas vale lembrar que é preciso estar atento às contraindicações antes de iniciar seu uso.

Se você sofre com inflamações recorrentes ou com os incômodos da candidíase, o barbatimão é uma solução eficaz. Seu uso pode ser por meio de chás, pomadas ou cremes, dependerá do tipo de tratamento.

Leia também: Saiba como as ervas medicinais podem ajudá-lo no dia a dia

Os produtos derivados dessa planta medicinal podem ser facilmente encontrados em casas de produtos naturais. Mas é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com barbatimão. Veja em quais situações ele pode ajudar.

1. Ajuda na cicatrização

plantas medicinais
Se você possui uma cicatrização lenta e difícil, procure usar barbatimão durante esse processo. (Imagem: Artem_Furman/iStock)

O barbatimão possui uma grande quantidade de taninos, que, resumidamente, tem o papel de proteger a planta. Esses taninos podem ajudar na cicatrização de feridas, no tratamento de problemas de pele e até de queimaduras leves.

2. Protege suas gengivas e dentes

Com as propriedades antibacterianas encontradas no barbatimão, uma de suas utilidades é proteger a saúde bucal. Com o extrato da sua casca você pode aliviar dores e incômodos causados pela cárie e pela gengivite.

3. Auxilia no tratamento de inflamações

gengibre para indigestão
Um boa opção para aliviar os sintomas da dor no estômago é o chá de barbatimão. (Imagem: Sinenkiy/iStock)

O barbatimão conta também com propriedades anti-inflamatórias, aliviando dores de garganta e de estômago. Além disso, ele é capaz de diminuir a acidez do estômago. Portanto, se você sofre de gastrite consulte seu médico sobre o uso dessa planta medicinal.

4. Ajuda a desintoxicar o organismo

Se você abusou nas comidas e bebidas durante uma comemoração, o chá de barbatimão pode te ajudar a desintoxicar seu organismo. Além disso, se aliado a outros ingredientes que têm função termogênica (de queimar gorduras), pode acelerar o metabolismo. Dessa forma, ele contribui também para a diminuição do peso. 

5. Tratamento de candidíase

infecção ginecológica
Alivie os sintomas da candidíase com a ajuda do barbatimão. (Imagem: grinvalds/iStock)

Outra utilidade do chá de barbatimão é auxiliar no tratamento da candidíase. A planta consegue combater a proliferação dos fungos que causam essa infecção bastante comum e incômoda nas mulheres.

Se você estiver passando por esse problema, experimente usar sabonetes íntimos a base de barbatimão para tratar os sintomas. Um banho de assento também pode ajudar. Mas não deixe de procurar antes um ginecologista.

Como fazer e utilizar o chá de barbatimão?

Para fazer o chá de barbatimão é recomendado o uso da casca da planta, pois é onde tem a maior concentração de taninos. Você pode fazer também com as folhas, que são ricas em antioxidantes.

Após escolher entre as cascas ou as folhas, coloque 20 gramas em 1 litro de água e deixe no fogo por 10 minutos. Em seguida, apague o fogo e aguarde a bebida esfriar por 5 minutos. Depois é só coar e beber.

Contraindicações do barbatimão

barbatimão
O chá de barbatimão pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde. (Imagem: alex7021/iStock)

É necessário tomar alguns cuidados ao consumir o chá de barbatimão. Essa bebida não deve ser ingerida em excesso, pois possui alguns riscos à saúde. Caso você tome uma quantidade exagerada, pode ter problemas na absorção do ferro presente nos alimentos.

Gestantes e lactantes não podem consumir esse chá. Apesar de não haver estudos conclusivo, existem fortes indícios de que ele pode induzir o aborto. Pessoas com problemas graves no estômago, como úlcera, também não devem fazer uso desse chá; uma vez que pode potencializar esses problemas. 

O barbatimão pode ser muito benéfico para a nossa saúde, mas o certo a se fazer é consultar um profissional de saúde primeiro. Dessa forma, você saberá se pode ou não fazer uso desse chá. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close