Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de janeiro de 2021

Água com limão em jejum: descubra 7 benefícios deste hábito

Confira os principais benefícios de consumir água com limão em jejum e surpreenda-se!

Imagem: Igorr1/iStock

O limão é rico em Vitamina C e oferece diversos benefícios para a saúde, auxiliando no bom funcionamento do organismo. A fruta é facilmente encontrada no Brasil e faz parte do dia a dia do brasileiro.

Recentemente, muitas pessoas têm adotado um hábito um tanto diferente: tomar água com limão em jejum. Esse hábito pode ser facilmente incorporado à rotina, pois é barato e simples de preparar. Geralmente, as pessoas tomam 1/4 do limão espremido com água morna cerca de 20 minutos antes do café da manhã. Mas, quais são os benefícios de tomar água com limão em jejum?

Benefícios de tomar água com limão em jejum

Leia também: Creme de limão: o azedinho a que ninguém resiste

A mistura que nem mesmo a modelo Gisele Bündchen dispensa ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne gripes e resfriados e ainda deixa a pele mais bonita.

Mas é preciso ter cuidado se você sofre de problemas gastrointestinais, pois a acidez do limão pode acabar prejudicando a saúde ao invés de proporcionar melhorias. Confira os principais benefícios de consumir água com limão em jejum.

Água com limão gera diversas melhorias no organismo
Água com limão gera diversas melhorias no organismo (JulijaDmitrijeva/iStock)

Auxilia na limpeza do intestino

O bom funcionamento do intestino influencia em todo o corpo. E a água morna misturada ao limão auxilia na limpeza gastrointestinal, agindo na eliminação de resíduos que não têm utilidade para o organismo. Assim, você mantém o órgão saudável.

Previne pedras nos rins

O ácido cítrico presente no limão também propicia a diminuição da acidez da urina. Desta forma, o organismo consegue prevenir com mais eficácia o aparecimento de infecções renais e pedras nos rins.

Previne gripes e resfriados

Além de prevenir as doenças, a Vitamina C presente no limão também é um ótimo remédio para combater gripes e resfriados, pois age como um composto desintoxicante e melhora a imunidade do corpo.

Melhora a circulação sanguínea

A hesperidina aliada à Vitamina C, ambas presentes no limão, facilitam a circulação do sangue pelo corpo. Além disso, o consumo diário da água com limão ainda dá mais elasticidade às artérias, diminuindo os riscos de trombose.

Auxilia na limpeza da pele

O suco de limão também é reconhecido como um ótimo antioxidante. Assim, ele ajuda a aliviar manchas e rugas, combatendo os agentes que causam envelhecimento precoce.

Dá mais energia

Ao entrar em contato com o sistema digestivo, o limão fornece mais energia ao corpo. Desta forma, a pessoa sente-se mais disposta, menos ansiosa e até o humor melhora.

O limão ajuda a emagrecer?

Por possuir diversas propriedades desintoxicantes e antioxidantes, o limão elimina as substâncias que não são necessárias para a saúde do organismo. Além disso, a fibra pectina, presente na fruta, dá a sensação de saciedade, o que reduz a fome.

Água com limão e gengibre possui efeito anti-inflamatório e auxilia em qualquer dieta
Água com limão e gengibre possui efeito anti-inflamatório e auxilia em qualquer dieta (iloliloli/iStock)

Apesar de não ter o poder de acelerar o metabolismo, o suco do limão com algumas lascas de gengibre gera efeitos anti-inflamatórios, o que ajuda em qualquer dieta.

No entanto, não há estudos que comprovem que a fruta gera emagrecimento, mas a perda de peso pode acontecer se o consumo da mistura for realizado junto a uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.

Como preparar o suco de limão

No auge do verão, muitas pessoas optam por tomar o suco com água fria ou usar o limão em rodelas, o que não atrapalha a ação das substâncias no organismo. Mas a receita tradicional, recomendada por nutricionistas, é a seguinte:

Ingredientes:

  • Suco de 1/4 de limão
  • 100 ml de água morna

Modo de preparo:

Com a água já morna, acrescente o suco de limão e misture até ficar homogêneo. Aguarde alguns minutos para o suco incorporar bem e beba.

É importante não usar açúcar ou adoçante, para que as propriedades não sejam perdidas.

Em caso de dúvidas ou sintomas de inflamações gastrointestinais, consulte um médico antes de incluir a receita na sua rotina.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados