Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de janeiro de 2021

Além da Covid-19: 5 benefícios do própolis para a saúde

Herpes, acne, cicatrização... Descubra os poderes do própolis e como ele pode ser utilizado.

Imagem: aaboikis/iStock

Um estudo recente feito pelo Instituto D’or e o Hospital São Rafael, de Salvador (BA), apresentou resultados positivos no uso de própolis no combate ao coronavírus.

Os testes foram feitos em cerca de 124 pacientes internados no Hospital São Rafael no meio do ano passado. Além do tratamento padrão feito em pacientes infectados pela Covid-19, 40 pessoas receberam 400 miligramas diárias de própolis e outras 42 receberam 800 miligramas.

Os resultados mostraram que a substância impactou na redução do tempo de internação desses pacientes. O própolis também foi responsável pela diminuição de casos de intubação e de lesão renal causado pelo vírus.

Mas… Quais seriam os outros fatores importantes do uso de própolis?

Análises em laboratório feitas pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e cientistas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, mostraram que, além de combater o excesso de radicais livres (associados ao envelhecimento precoce e danos celulares), o própolis foi bastante eficaz frente aos micróbios.

5 benefícios do própolis para a saúde

própolis
Foto: alexkladoff/iStock
  • Ajuda a prevenir o câncer

Estudos relacionados ao uso de própolis no combate ao câncer de mama vêm sendo realizados e demonstram resultados significativos se recomendados como terapia complementar.

Foi comprovado que o uso de própolis possui efeito anticancerígeno, pois impede que as células se tornem cancerosas e se multipliquem. Tudo isso é devido ao poder anti-inflamatório da substância.

  • Ajuda a tratar herpes

Algumas pomadas que possuem própolis em sua composição (como Herstat ou Coldsore-FX), ajudam a curar os sintomas da herpes genital e labial. Porém, se aplicado de forma isolada sobre a ferida de 3 a 4 vezes ao dia, o tempo de cura é mais eficiente do que com uso de outras substâncias.

  • Alivia processos inflamatórios

O própolis é bastante conhecido pelo seu efeito anti-inflamatório, sendo, assim, usado para tratar dores de garganta, gripes, sinusites, amigdalites e problemas respiratórios.

  • Ajuda a combater a acne

O uso de própolis em sabonetes próprios para acne são recomendados por especialistas. Isso porque o própolis pode liberar substâncias de ação antibacteriana e ajudar no combate à acne.

acne
Foto: Doucefleur/iStock
  • Acelera a cicatrização

A substância tem o poder de atuar sobre a pele ajudando a cicatrizar feridas e impedindo o crescimento e a ação de bactérias, leveduras e fungos.

Basta aplicar própolis na pele a cada 3 dias para ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções

Posso tomar própolis todos os dias?

Apesar do uso da substância trazer diversos benefícios à saúde, não é recomendável utilizar todos os dias. Apenas algumas gotas misturadas em água pela manhã são suficientes para ajudar no sistema imunológico.

O própolis também pode ser consumido por meio de chás, diretamente sobre a pele, na água para fazer inalações em vapor ou em gargarejo. No mercado ou em lojas de produtos naturais, ele já é encontrado em forma de cremes, pomadas ou loções. Também pode ser ingerido em cápsulas.

É importante ressaltar que o uso contínuo do própolis pode fazer com que o corpo fique tolerante às substâncias e elas deixem de fazer efeito. Por isso, consulte um médico para saber qual tipo e a melhor forma de fazer o seu uso.

Efeitos colaterais

O principal efeito colateral que pode ocorrer ao fazer o uso do própolis é alergia à substância. Assim, ela pode causar vermelhidão ou inchaço. Para evitar, faça um teste de alergia: pingue 2 gotas sobre o antebraço e deixe agir por 30 minutos. Fique atento caso surja algum sintoma como vermelhidão ou coceira na pele.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados