Cloreto de magnésio emagrece?

Um dos suplementos mais famosos do momento, o cloreto de magnésio serve para uma variedade de questões, mas você sabe quais são elas? Esse mineral é

Louise Cyrillo | 22 de Dezembro de 2020 às 12:00

iStock -

Um dos suplementos mais famosos do momento, o cloreto de magnésio serve para uma variedade de questões, mas você sabe quais são elas?

Esse mineral é essencial para a nossa saúde e sua carência pode ser prejudicial para nosso organismo.

O cloreto de magnésio atua desde a produção de energia para as células até ao controle da glicemia no sangue. Ele é tão essencial para o organismo que está associado à regulação das vitaminas e à melhora na densidade óssea. Também está associado à regulação da pressão arterial e a regeneração de tecidos.

Onde está presente?

Imagem: bit245/iStock

Sua presença é encontrada facilmente em nossa alimentação diária, como:

Esses alimentos são excelente fonte natural de cloreto de magnésio, que tem o consumo de cerca de 400mg por dia indicado. Ele também está presente em outras oleaginosas e folhas verdes. Um alimento rico em magnésio é a linhaça, que possui quase a quantidade indicada diariamente em cerca de 100g.

Leia mais: conheça o poder da linhaça e de seus benefícios

Apesar do magnésio ser tão disponível na alimentação, é possível ficar com deficiência por diversos motivos e precisar da reposição por meio das cápsulas, pó ou líquido concentrado.

Pessoas que tomam diurético podem sofrer carência desse mineral, assim como idosos e diabéticos – o cloreto é excretado junto com a glicose não absorvida.

Deficiência de Magnésio?

Entretanto, aqueles que possuem um alto consumo de refrigerantes ou álcool também podem apresentar deficiência de magnésio no organismo, pois o consumo excessivo dessas bebidas dificulta a absorção do mineral.

A ausência do magnésio pode levar a dores nas articulações, tonturas, colesterol alto e até depressão, segundo pesquisas. Outros sintomas como espasmos e fraqueza muscular também estão associados à carência de magnésio no organismo.

A necessidade de suplementação pode também partir da indicação médica ao correlacionar sintomas e a evidência em um exame.

Benefícios do cloreto de magnésio

Imagem: iStock.com

A sua participação na saúde é tão prevalecente que o cloreto de magnésio impacta boa parte das funções do seu corpo. Entre os principais benefícios do cloreto de magnésio estão:

O cloreto de magnésio também está associado com um aumento na energia e disposição geral. Esse benefício teria relação com sua capacidade de ação nos neurotransmissores cerebrais, tal como o de serotonina.

Em estudos conduzidos com o cloreto de magnésio, pessoas com diagnóstico de ansiedade e depressão relataram melhora ao iniciar o uso do suplemento.

Para pessoas com ansiedade que desencadeada desejo por doces ou alimentos gordurosos, o cloreto auxiliou na perda de peso.

Cloreto de magnésio emagrece?

Imagem: iStock.com

A resposta para se cloreto de magnésio emagrece é não, não há uma comprovação científica, mas ele pode ajudar no processo.

Apesar de estar envolvido na quebra de gordura, o suplemento mineral não é capaz de realizar esse processo sozinho. É preciso que ocorra uma intensificação na rotina de exercícios para o corpo entrar no processo de quebra de gordura.

Leia mais: o guia de exercícios físicos para todas as idades

Como o cloreto de magnésio pode ajudar a melhorar o animo, a prática de exercícios físicos pode ficar mais fácil e engajada e a perda de peso ocorrer por conta disso.

Algumas pessoas também relatam diminuição no apetite e a diminuição do estresse – que influência na quantidade e frequência com que se come.

Como tomar?

Imagem: AndreaObzerova/iStock

É possível tomar o cloreto de magnésio em pó, em cápsulas ou em líquido. A opção via cápsulas é mais prática, vindo na dosagem diária exata por pílula.

A solução em líquido deve ser tomada de acordo com a quantidade de gotas misturada em água indicada pela embalagem ou por um médico.

Leia mais: remédios para emagrecer: o que você precisa saber sobre eles?

Já a versão em pó é diluída em um litro de água filtrada e deve ser tomada apenas a quantidade indicada pelo fabricante.

É muito importante que uma pesquisa seja feita antes da compra para garantir que é um produto seguro e de qualidade, pois muitas vezes compra-se produtos falsos ou de má qualidade.


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.