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Publicado em: 11 de junho de 2020

11 alimentos para evitar doenças cardiovasculares

A informação é o melhor método de prevenção de doenças.

Imagem: damedeeso/ Istock

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil 30% das mortes são provocadas por doenças cardiovasculares.  

Não há como controlar alguns fatores de risco, como hereditariedade, idade avançada e gênero. Algumas pessoas correm um risco mais alto por causa de um distúrbio hereditário chamado hipercolesterolemia familiar, que aumenta os níveis sanguíneos de colesterol. 

Com mais frequência essas doenças são causadas pelos hábitos de vida. Sedentarismo, tabagismo e má alimentação são os principais fatores, todos controláveis, estão envolvidos no aumento dos níveis de colesterol no sangue. 

Proteja a saúde do seu coração com estas 17 dicas

Conexão alimentar 

Se a má alimentação pode levar a doenças cardiovasculares, então, a boa alimentação pode reduzir essas ameaças, mesmo para quem tem fatores de riscos incontroláveis. 

A alimentação saudável para o coração também protege contra o câncer, diabetes e obesidade. Confira 11 alimentos importantes para evitar doenças cardiovasculares. 

  • 1. frutas cítricas

    Numerosos estudos correlacionam uma alimentação rica em frutas e hortaliças a um risco 25% menor de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.


  • 2. Verduras verde-escuras

    Por isso, na hora de escolher seus produtos no mercado, não esqueça de separar as frutas e hortaliças. E quanto mais verde, melhor!


  • 3. Salmão

    Salmão, sardinha, arenque e outros peixes gordurosos de água fria são ricos em ácidos graxos ômega-3, que diminuem a tendência à formação de coágulos no sangue.


  • 4. Truta

    Consuma duas a três porções de peixe por semana. E não se esqueça da truta, que também é uma excelente opção.


  • 5. Linhaça

    Os ácidos graxos ômega-3 também são encontrados em fontes vegetais, como óleo de canola, soja e linhaça.


  • 6. Aveia

    Consumir fibras solúveis é muito importante para a saúde do coração. O farelo de aveia, por exemplo, ajuda a baixar o colesterol e melhora o metabolismo da glicose nos indivíduos propensos a desenvolverem diabetes.


  • 7. Pera

    Além de saborosa, a pera, assim como a maçã, é também rica em fibras solúveis. Uma opção refrescante, saudável e gostosa.


  • 8. Pães integrais

    Vários estudos constataram que uma alimentação rica em alimentos à base de grãos integrais, como pães e cereais matinais, reduz o risco de doenças coronarianas. Esses alimentos contêm vários minerais e vitaminas importantes, além de compostos fitoquímicos com propriedades antioxidantes.


  • 9. Azeite de oliva

    O que faz com que o azeite seja considerado um superalimento? Uma das razões é o alto teor de ácido oleico, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim LDL e a combater a inflamação.


  • 10. Nozes e castanhas

    Nozes e castanhas também colaboram para a saúde cardiovascular, devido aos altos teores de antioxidantes, proteínas, minerais e fibras.


  • 11. Soja

    Pesquisas mostram que incluir a proteína de soja em uma alimentação com baixo teor de gordura diminui o risco de doenças cardíacas. A soja contém isoflavonas, que, aparentemente, beneficiariam o coração por baixarem os níveis de colesterol.


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