Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?

Veja como controlar a sua menstruação com alguns métodos naturais.

Escrito por:

Ana Luiza Vasconcelos

Redator
Mulher jovem segurando tabela de ciclo menstrual e pensando como fazer para descer a menstruação antes do tempo
Deagreez/iStock
Publicado em: Última atualização:

Que mulher nunca passou por um período menstrual inconveniente e se perguntou como fazer a menstruação descer ou parar de descer antes do tempo? Seja em razão da proximidade de uma festa ou de uma viagem muito aguardada, o fato é que quase toda mulher já quis controlar a menstruação. Bem, nesses casos, existem algumas formas de estimular o organismo a adiantar o período menstrual.

Mas, atenção, antes de seguir qualquer uma das dicas a seguir é importante sempre consultar um ginecologista. Afinal, alguns dos métodos listados, como alguns chás, podem conter substâncias abortivas ou podem prejudicar a ação de algum outro medicamento.

Como fazer a menstruação descer antes do tempo com chás

mulher com cólica tomando chá para descer a menstruação
Alguns chás podem estimular a menstruação ou mesmo atrasá-la. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados. (Imagem: isabella antonelli/iStock)

Já é de conhecimento universal que a medicina baseada em remédios naturais consegue realizar alguns feitos um tanto impressionantes. Os chás de ervas emenagogas, que estimulam o fluxo sanguíneo na região pélvica e no útero, são bastante famosos por provocar a menstruação. Conheça a seguir alguns chás que podem ajudar a menstruação a descer antes do tempo.

1. Chá de gengibre

Essa raiz é quase um deus dos chás! Ajuda em muita coisa: artrite, má circulação, pressão alta, dores musculares, colesterol alto, resfriado, gastrite e até mesmo no emagrecimento.

Leia mais: Conheça os muitos benefícios do gengibre

Em certa quantidade ele também pode causar a contração do útero, estimulando a menstruação.

Ingredientes

  • 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Coloque as fatias de gengibre na xícara com água e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá frio de folhas de rabanete

As folhas de rabanete têm saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair. E assim, fazem com que a menstruação desça antes do tempo.

Ingredientes

  • 5 a 6 folhas de rabanete
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Bata em um liquidificador as folhas de rabanete e a água até ficar com uma mistura homogênea. Em seguida, filtre com um coador. Beba de 2 a 3 copos por dia.

3. Chá de orégano

Quem pensa que o orégano é apenas um complemento da pizza está enganado. O chá da erva também traz muitos benefícios como controle de pressão arterial, auxílio em tratamentos de insônia, ação antibacteriana e anti-inflamatória, entre outras vantagens.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Coloque 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Espere ficar morno, coe, e beba de 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de sene

Apesar de não ser uma das ervas mais famosas desta lista, sene também entra aqui como uma das que estimulam a contração do útero. E, assim, a menstruação.

Ingredientes

  • 2 gramas de folhas de sene
  • 1 xícara de água fervente

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o uso de laxantes

Modo de preparo

Coloque as folhas de sene na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Atenção: por ter um efeito laxante, é normal que após tomar o chá ocorra episódios de diarreia, principalmente se essa pessoa não estiver sofrendo de prisão de ventre.

O sexo pode ajudar a adiantar o ciclo menstrual?

Além dos chás, para quem quer saber como fazer a menstruação descer antes do tempo, aqui vai outra artimanha: sexo! Durante o ato, caso esteja sendo prazeroso, o útero tende a dilatar, criando um vácuo, o que pode estimular a menstruação a descer.

Caso você esteja sofrendo com atrasos em sua menstruação, é recomendável que procure um ginecologista antes de que qualquer método seja aplicado. Afinal, existem muitas causas para a irregularidade no ciclo menstrual, além da gravidez.

Leia mais: 6 doenças que podem tornar o ciclo menstrual irregular

Por outro lado, a causa do atraso pode também ser apenas emocional ou psicológica, portanto outro método é tentar relaxar. Exercícios com treinos de força pesados também podem ser a causa da irregularidade, portanto tente reduzir esses exercícios.

Como fazer a menstruação parar antes do tempo

Também é possível parar a menstruação rapidamente, se necessário, mas é preciso deixar claro, mais uma vez, que qualquer interferência nesse processo natural é carente de um acompanhamento médico.

1. Compressa de gelo para parar menstruação

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas. Aos poucos, notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente pare.

2. Vinagre

Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo.

Ingredientes

  • 2 colheres de vinagre de maçã
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Basta diluir o vinagre de maçã, misturar bem e beber esta mistura 2 ou 3 vezes ao dia.

3. Gelatina

Este é um dos métodos mais famosos para interromper a menstruação.

Ingredientes

  • 1 copo de água
  • 1 gelatina

Modo de preparo

Bata os ingredientes até obter um bebida fácil de digerir. Em seguida, tome a mistura como se fosse um refresco e, em poucas horas, a sua menstruação será interrompida, mas apenas por algumas horas.

4. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho ajuda a interromper a menstruação de forma rápida e efetiva. Para isso, prepare um chá com esta erva medicinal e tome depois das refeições. Se desejar, adicione um pouco de mel para adoça.

5. Limão

Essa fruta possui as propriedades ideais para parar a menstruação. Para esse método será necessário fazer um suco com 2 limões e beber durante o dia para que o sangramento seja reduzido de forma considerável.

Mas, atenção, limão é uma fruta ácida e pode trazer malefícios se ingerido em grande quantidade ou com muita frequência.


Bibliografia

ANDEL, Tinde V. et al.. Medicinal plants used for menstrual disorders in Latin America, the Caribbean, sub-Saharan Africa, South and Southeast Asia and their uterine properties: A review. Journal of Ethnopharmacology. Vol.155. 992-1000, 2014

FINTELMANN, Volker.; WEISS, Rudolf F. Manual de fitoterapia. 11ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 356-357.

HE HERB SOCIETY OF AMERICA. Oregano and Marjoram An Herb Society of America Guide to the Genus Origanum. 2005. Disponível em: . Acesso em 06 jun 2022.

JAZANI, Arezoo M. et al. Herbal Medicine for Oligomenorrhea and Amenorrhea: A Systematic Review of Ancient and Conventional Medicine. Biomed Res Int. Vol. 2018. 3052768, 2018.

LONGWEI, Wen et al. Angelica sinensis in China-A review of botanical profile, ethnopharmacology, phytochemistry and chemical analysis. J Ethnopharmacol. Vol.22, n.190. 116-141, 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cartilha de plantas medicinais. 2018. Disponível em: . Acesso em 06 jun 2022.

OZGOLI, Giti; GOLI, Marjan; MOATTAR, Fariborz. Comparison of Effects of Ginger, Mefenamic Acid, and Ibuprofen on Pain in Women with Primary Dysmenorrhea. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. Vol.15, n.2. 129-132, 2009.

ROQAIYA, Mariyam et al.. A Review on Herbs with Uterotonic Property. The Journal of Phytopharmacology. Vol.4, n.3. 190-196, 2015.

ROMM, Aviva. Botanical Medicine For Women's Health. 2.ed. St Louis: Elsevier, 2009. 196.