Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de agosto de 2021

Confira dicas para manter a saúde no home office

Aprenda a tornar a sua qualidade de vida cada vez melhor mesmo trabalhando em casa

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Um número cada vez maior de pessoas trabalha em casa. E essas pessoas, geralmente, ficam sentadas por horas e horas em frente à tela do computador, ou atendendo a incessantes telefonemas. Não ter de ir para o trabalho tem muitas vantagens, mas também tem suas desvantagens.

Você não se movimenta tanto quando trabalha em casa e isso o deixa vulnerável aos perigos da obesidade e da saúde debilitada. A falta de atividades físicas é o quarto item na lista dos fatores de risco das doenças cardíacas, só ficando atrás do fumo, do colesterol alto e da pressão alta.

Se você trabalha em casa, a proximidade com a cozinha faz com que seja muito simples abrir a geladeira e ver o que há nela para comer. Ou você pode ficar tentado a levar uns biscoitos para comer à mesa. Já os que trabalham em um escritório não têm um acesso tão direto à comida, nem tantas oportunidades para fazer um lanchinho. O acesso fácil à comida pode ser um problema real para quem trabalha em casa; essas pessoas têm de ser bastante comedidas para evitarem o aumento de peso.

Como cuidar da saúde no home office

Em home office, é fácil ter um padrão de alimentação desestruturado. Você pode se sentir pressionado a usar todo o seu tempo para trabalhar e cair no hábito de comer sempre à mesa do escritório. Para evitar isso, você tem de repensar a maneira como trabalha.

  • Planeje intervalos adequados para fazer refeições, principalmente na hora do almoço. Uma refeição light como sopa ou salada o deixará renovado e aumentará suas energias para o restante do dia.
  • Guarde na geladeira lanches saudáveis como legumes crus e iogurte desnatado.
  • Mantenha em sua mesa uma tigela com frutas frescas. Maçãs e bananas são fáceis de comer, e você também pode incluir alguns damascos secos, kiwis e uvas sem caroço, que são ricos em cálcio.
  • Evite biscoitos, bolos e outros lanches gordurosos e com muito açúcar.
  • Não use a comida como um antídoto para o tédio ou como uma forma de lidar com a falta de concentração.

Mantenha-se bem hidratado

Para ficar bem e alerta, beba pelo menos oito copos de água durante o dia. Evite bebidas com muito açúcar e muita caloria. Prefira suco de frutas ou de legumes - além de matar sua sede, são uma excelente maneira de obter betacaroteno e outros nutrientes antioxidantes. O betacaroteno é muito bom para a vista - um benefício importante se você trabalha em frente à tela do computador. Os mirtilos, por exemplo, também são bons para sua visão.

Leia também: 20 sucos para manter o colesterol sob controle

Diversifique sua escolha. Se você tem um espremedor de sucos, pode facilmente fazer seu próprio coquetel de frutas ou de legumes. O suco de cenoura é rico em betacaroteno e em vitamina C; também contém ácido fólico, potássio, magnésio e fósforo. Os sucos de amora, de frutas cítricas e de abacaxi são uma excelente fonte de vitamina C.

O pimentão vermelho contém licopeno, um protetor poderoso contra o câncer. Você pode batê-lo junto com cenouras e um pouco de suco de limão para fazer uma bebida saudável e refrescante. O tomate é a fonte mais concentrada de licopeno, que também é encontrado em frutas rosadas e vermelhas, como goiaba, melancia e mamão. Todos esses dão bons sucos de frutas. Mantenha jarras de suco de frutas frescas na geladeira para beber, durante o dia, em sua mesa.

Não fique sentado aí

O sedentarismo é um grande problema para quem trabalha em home office. Exercite-se! (imagem: kimberrywood/iStock)

Se você tem um trabalho sedentário, precisa fazer um esforço consciente para encaixar uma atividade física regular em sua rotina diária. A recomendação atual é fazer 30 minutos de atividade física intensa pelo menos cinco dias por semana. De preferência, os 30 minutos devem ser feitos em uma sessão, mas duas menores de 15 minutos servem e podem ser mais práticas para quem trabalha em casa. Seja criativo e use bem o seu tempo:

  • Enquanto você espera a impressora imprimir documentos longos, faça abdominais ou agachamentos.
  • Em vez de usar o carro, vá a pé até o mercado.
  • Compre uma corda e pule durante cinco minutos no quintal, em um de seus intervalos. Pular é ótimo para aumentar a densidade do osso do quadril, o que ajuda a proteger contra a osteoporose.
  • Nade durante o fim de semana por 20 ou 30 minutos e coma algo light depois.
  • Se você trabalha em casa porque tem filhos na escola, leve-os e busque-os a pé. Se você tem de ir de carro, estacione a uma certa distância da escola, e você e seus filhos farão um pouco de exercício extra.
  • Pense em comprar uma bicicleta ergométrica, ou outro equipamento de ginástica, e faça alguns intervalos entre as horas de trabalho para usá-la. Exercite-se durante cinco minutos em vez de ir até a cozinha pegar algo para comer. Depois, beba um pouco de água. Você verá que vai perder a vontade de comer.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close