Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

Confira 7 notícias do mundo da medicina

Cura comprovada do soluço, vínculo entre estresse e cabelos brancos confirmado e mais

Escrito por:

Rayane Santos

Redator
símbolos da medicina
metamorworks/iStock
Publicado em: Última atualização:

O ramo da medicina está sempre repleto de novidades. A cada dia, novas descobertas são feitas ao redor do mundo. Não importa sua área de atuação, essas evoluções acabam afetando a vida de todos nós. Por causa disso, é sempre bom se manter informado sobre o que está ocorrendo no mundo da medicina. Confira a seguir 7 notícias para que possa se atualizar.

Table Of Contents[ Hide ]

Notícias do mundo da medicina

Um empurrãozinho na boa forma

Leia também: 4 atividades para se divertir e gastar calorias em casa

Pular corda é um exercício que não exige sair de casa e vem ficando mais popular entre adultos desde o início dos lockdowns da pandemia. A pesquisa demonstrou que a atividade fortalece o corpo inteiro por trabalhar ao mesmo tempo pernas, braços e músculos abdominais. De acordo com um estudo publicado na revista americana Medicine & Science in Sports & Exercise, o exercício também promove a boa forma cardiovascular e protege o coração. Outros benefícios de pular corda são melhora da coordenação e do equilíbrio, que previnem quedas, e aumento da densidade óssea, que afasta a osteoporose. No entanto, o impacto depois do pulo força muito as pernas; avance aos poucos das sessões mais curtas às mais longas e use tênis acolchoados para evitar lesões.

O benefício dos animais no apoio emocional 

Para quem tem doenças mentais graves, um cão ou gato pode aliviar de forma significativa a depressão, a ansiedade e a solidão, de acordo com uma pesquisa sobre o benefício dos animais no apoio ou na assistência emocional. Embora não sejam treinados para fazer nada diferente dos animais de estimação comuns, eles têm importância terapêutica especial para quem enfrenta problemas de saúde psicológica.

Num estudo feito no estado americano de Ohio, os pacientes adotaram um cão ou gato num abrigo e, em média, um ano depois se sentiam melhor. Em alguns países, é possível obter, com um profissional de saúde mental, um certificado de animal de apoio emocional, que dá privilégios como acesso à cabine do avião e a edifícios onde não se permitem animais.

Cuidado ao parar de fumar

Embora os especialistas prefiram medicamentos ou adesivos de nicotina, os cigarros eletrônicos ajudaram algumas pessoas a parar de fumar. Se optar por essa estratégia, não se esqueça de que usar ao mesmo tempo os cigarros tradicionais e os eletrônicos aumenta o risco de problemas respiratórios.

Num estudo de um ano, os participantes dos Estados Unidos que às vezes fumavam tabaco e outras vezes o vape tiveram probabilidade maior de apresentar dificuldade de respirar, comparados a quem só fumava vape ou só cigarro comum. Portanto, os pesquisadores recomendaram trocar totalmente pelo vape, com a meta de também largar esse hábito. Embora sejam menos prejudiciais do que os cigarros comuns, os vape também aumentam o risco de problemas graves, como infarto e danos ao pulmão.

Estresse e cabelos brancos: vínculo confirmado

moça encontrando fio de cabelo branco
Achou um filho de cabelo branco? Isso pode ser um sinal de estresse. Confira essa e outras notícias. (Imagem: yamasan/iStock)

Não é só folclore: profissionais da medicina concluíram que o estresse nos deixa mesmo de cabelos brancos. Mais ainda, às vezes o alívio do estresse reverte a situação, pelo menos temporariamente. Ao analisar imagens detalhadas de fios de cabelo de 14 voluntários, um grupo internacional de pesquisadores conseguiu medir mudanças sutis da cor com o tempo. Além de doar alguns fios, cada voluntário fez um diário do estresse, para que os cientistas pudessem provar que os segmentos mais brancos dos fios estavam relacionados a períodos de muito estresse. O surpreendente é que eles também notaram que alguns fios voltaram a crescer na cor original quando o estresse da pessoa diminuiu – em férias tranquilas, por exemplo.

No entanto, a tranquilidade não faz milagres: a idade ainda tem o papel principal no embranquecimento. Na meia-idade, quando o cabelo está no limiar de perder a cor, a vida estressante pode apressar o processo. A equipe de pesquisa não acredita que o estresse imoderado possa afetar o cabelo de alguém com 20 anos nem que reduzir o estresse mudará alguma coisa para a pessoa idosa que é grisalha há anos.

Cura comprovada do soluço

Seu truque pessoal para parar de soluçar pode dar certo, mas por que não experimentar esse que foi comprovado num estudo? O HiccAway, um canudo rígido em formato de L com uma válvula de pressão na parte inferior, obriga a sugar com muito mais força do que os canudos comuns. Esse ato distrai dois nervos que participam dos soluços e envolve o diafragma e a epiglote, o que ajuda a interromper os espasmos. Os cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em San Antonio, desenvolveram esse canudo especial, disponível para compra pela internet, e o experimentaram em 249 voluntários. O soluço parou em 92% dos casos.

Previna o diabetes com frutas – mas não com o suco

Leia também: Tomar suco ou comer a fruta? Entenda o que é melhor para a saúde

Comer duas porções de fruta por dia, comparado a meia porção diária, bastou para reduzir em 36% o risco de apresentar diabetes num estudo australiano que durou cinco anos. O suco de frutas não teve o mesmo efeito nos 7.675 participantes, talvez por conter mais açúcar e menos fibras.

Ruído do trânsito e saúde cardíaca

De acordo com uma revisão alemã publicada na revista Nature Reviews Cardiology, o ruído noturno de aviões, trens e automóveis afeta a qualidade do sono, o nível de hormônios do estresse e o estresse oxidativo, que causa danos celulares. Por sua vez, esses fatores promovem disfunção vascular, inflamação e hipertensão. Portanto, é importante reduzir a poluição sonora, talvez com cortinas grossas ou dormindo num quarto que não dê para a rua.

Gostou dessa matéria sobre notícias do mundo da medicina? Ela faz parte da edição de dezembro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!