Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de dezembro de 2021

Conheça os benefícios e os malefícios do refrigerante para a saúde

1 refrigerante por dia aumenta em 60% a probabilidade de uma criança ficar obesa

Imagem: pornchai jaito/iStock

A água gaseificada foi inventada para atender à moda do século XVIII de consumir água mineral com gás natural. O gosto por bebidas gaseificadas (no início, para curar ressacas) nunca mais terminou. Cada brasileiro consome cerca de 86 litros de refrigerante por ano.

Leia também: Como abandonar o vício em refrigerante

Os refrigerantes podem ser definidos, em termos gerais, como bebidas não alcoólicas gaseificadas. Seus ingredientes principais são água gaseificada misturada com açúcar ou adoçantes artificiais, corantes e diversos sabores patenteados, naturais ou artificiais. Muitos refrigerantes também contêm cafeína. 

A não ser pelo rápido aumento de energia causado pela cafeína ou pelo açúcar, a maioria dos refrigerantes possui pouco ou nenhum valor nutricional. Uma porção de 237 ml de refrigerante do tipo cola contém cerca de 100 calorias. Um refrigerante dietético, por ser adoçado artificialmente, possui menos de 10 calorias, mas contém cafeína.

Benefícios para a saúde 

Acalmam o estômago

Beber aos poucos refrigerantes do tipo água tônica ou cola ajuda a acalmar o enjoo e fornece energia para quem não pode ingerir alimentos sólidos.

Atuam como estimulantes

As bebidas gaseificadas são refrescantes e podem provocar aumento rápido, embora temporário, de energia, resultante do açúcar ou da cafeína.

Riscos para a saúde

Ganho de peso

Segundo um estudo americano publicado no periódico científico The Lancet, os refrigerantes podem causar obesidade. Os pesquisadores descobriram que para cada lata ou copo de bebida adoçada com açúcar ingerido por uma criança durante o tempo da pesquisa, seu índice de massa corporal foi aumentando, e a probabilidade de se tornar obesa subiu 60%. Uma explicação possível para essa relação é que se, por um lado, as pessoas tendem a comer menos numa refeição se consumiram excesso de calorias em uma anterior, por outro elas não tendem a fazer o mesmo se essas calorias extras provêm de bebida. 

Cáries

Os refrigerantes são prejudiciais aos dentes. Seu açúcar favorece o desenvolvimento de bactérias causadoras de cárie, e muitos contêm ácidos que corroem o esmalte dos dentes. 

Crescimento ósseo

Os refrigerantes do tipo cola contêm grande quantidade de fosfatos, que reduzem a absorção do cálcio. O maior problema é que os refrigerantes diminuem a ingestão de cálcio ao substituírem o leite na dieta. Crianças e adolescentes que consomem refrigerante em vez de leite ficam sem o cálcio essencial para o crescimento dos ossos.

Pressão arterial

Nos adultos, o excesso de cafeína dos refrigerantes pode aumentar a pressão arterial e levar a arritmia cardíaca. Pessoas sensíveis à cafeína devem preferir refrigerantes descafeinados. Também é necessário observar que a ingestão de 355 ml de refrigerante do tipo cola, contendo 50 mg de cafeína, por uma criança de 27 kg equivale ao consumo de duas xícaras de café por um homem de 80 kg. Crianças irrequietas ou insones podem estar sofrendo os efeitos do excesso de refrigerante.

Como consumir refrigerante de forma saudável

Você sabia que é possível usar refrigerante para preparar receitas? Pois é! Veja algumas:

  • Cozinhe lentamente cenouras fatiadas em um pouquinho de manteiga e refrigerante de gengibre.
  • Ferva lentamente feijão cozido em refrigerante root beer e pimenta em pó. 
  • Coloque costeletas de porco para marinar em refrigerante do tipo cola.

O grande problema dessa bebida é a grande quantidade em que ela é consumida. Há pessoas que não passam um dia sem beber refrigerante. Assim, para que sua saúde não seja prejudicada, escolha apenas a menor porção do seu sabor favorito para uma ocasião especial. Embora os refrigerantes possam ficar guardados por tempo indeterminado, é melhor não fazer estoque deles. Se não estiver na despensa, não tem como consumir.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close