Faça uma busca


|
Publicado em: 4 de abril de 2021

Conheça os sintomas e o que fazer na intoxicação por chocolate

A intoxicação por chocolate, que é muito comum na época da Páscoa, pode causar desde dor de barriga a dor de cabeça. Saiba como preveni-la.

Imagem: wikoski/iStock

A Páscoa é uma data especial e esperada por muita gente. Não só por seu forte simbolismo – a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário. Mas também porque este é um período no qual as pessoas costumam presentear, ganhar e, portanto, comer muito chocolate. O problema é que o consumo exagerado pode causar, além de problemas na pele, outros males, como a intoxicação por chocolate. 

Leia também: Gastrite: causas, sintomas e tratamentos – Revista Seleções 

Mas não se desespere: basta conhecer um pouco sobre a intoxicação por chocolate. Aqui você vai saber quais providências tomar e como evitar comer mais dessa maravilha do que o seu corpo pode dar conta. 

Mas o que é exatamente a intoxicação por chocolate?

Intoxicação por chocolate
É preciso autocontrole para não exagerar com essa delícia. (Imagem: yacobchuk/iStock)

A intoxicação por chocolate nada mais é do que uma intoxicação alimentar causada pela ingestão exagerada dessa guloseima. E essa intoxicação acontece por conta do excesso de gorduras e açúcares que se ingere com o chocolate. 

Isso se dá porque os chocolates mais populares, como os chocolates ao leite e branco, possuem uma quantidade baixíssima de cacau. Em contrapartida, as quantidades de açúcar, manteiga de cacau e gordura que os compõem são bem altas. 

Por isso, as chances de uma intoxicação por conta do consumo exacerbado de chocolate são grandes. 

Quais são os sintomas desse tipo de intoxicação?

Intoxicação por chocolate
Dor no estômago e cólica são dois sintomas comuns na intoxicação por chocolate. (Imagem: LightFieldStudios/iStock)

Quando se come muito chocolate, o fígado e o intestino ficam sobrecarregados, causando diversos sintomas. São eles: 

  • Náusea
  • Diarreia 
  • Dor no estômago
  • Cólica
  • Vômito
  • Refluxo
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar

Como prevenir a intoxicação? 

Intoxicação por chocolate
O chocolate é saudável quando é do tipo amargo e consumido com moderação. (Imagem: HbrH/iStock)

A melhor maneira de prevenir a intoxicação por chocolate é a mais óbvia: evitar o consumo exagerado dessa guloseima. Até mesmo porque o consumo diário recomendado de chocolate é de apenas 30 gramas.

Outra coisa que você pode fazer é dar preferência aos chocolates amargos e aos com 70% (ou mais) de cacau. Afinal, além de serem mais saudáveis, eles possuem uma maior quantidade de antioxidantes oriundos do cacau, além da gordura boa, que faz bem à saúde.

Caso já tenha saído dos trilhos, vale a pena investir numa alimentação saudável e balanceada. Portanto, coma bastantes frutas e verduras e evite a carne vermelha e o consumo de álcool por alguns dias. 

E claro, beba bastante água, pois manter-se hidratado é de extrema importância para a nossa qualidade de vida. 

E tenha em mente que a melhor maneira de se ter um diagnóstico correto dos seus sintomas – e fazer um tratamento eficaz e seguro – é procurar as orientações de um médico ou profissional da saúde capacitado.

Aproveite seus chocolates com moderação!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados