Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de janeiro de 2021

Dentes quebrados: aprenda a evitá-los em práticas esportivas

A dentista Bruna Conde dá dicas para evitar acidentes nos dentes durante práticas de exercícios físicos. Confira!

Imagem: iStock

Embora possa parecer algo comum apenas na infância, dentes quebrados também são realidade para muitos adultos. Sobretudo aqueles que praticam exercícios físicos.

É o caso, por exemplo, do comediante Whindersson Nunes, que na última sexta-feira (22) relatou em seu Instagram um acidente esportivo que fez com que ele quebrasse parte de sua lente de contato dental.

Sempre com muito bom humor, o comediante explicou o acidente -- e logo em seguida foi direto ao dentista para consertar.

Casos como o dele não são raros, principalmente por parte de quem pratica alguma atividade física. É o que afirma a cirurgião dentista Dra. Bruna Conde, pós-graduada em Periodontia e em Disfunção Temporomandibular.

Segundo ela, esses traumas dentais, que vão desde amolecimento à quebra dos dentes, têm sido bem comuns.

"Eles podem ocorrer em qualquer prática esportiva, seja em atividades de pouco impacto, como dança, academia ou até mesmo ao ar livre", explica.

Mas de acordo com a Dra. Bruna Conde, é possível evitar esses traumas. E para isso, o uso de um protetor bucal é fundamental. 

A função do dispositivo, como o próprio nome diz, é a de proteger os dentes, as mandíbulas e a articulação temporomandibular. Ele absorve impacto nessas regiões, evita fraturas e ferimentos na mucosa - principalmente em quem usa aparelho ortodôntico.

A American Dental Association recomenda o uso do protetor para qualquer tipo de atividade, desde as recreativas até as profissionais.

Protetor personalizado ou protetor moldável: qual usar? 

protetor bucal evita dentes quebrados
Imagem: fadheit/iStock

O protetor bucal deve ser personalizado de acordo com a arcada do paciente, para que ele tenha a máxima eficácia quando usá-lo.

“O molde precisa ser realizado em consultório, com um plano de cera para tirar a mordida exata do paciente. Assim o encaixe se torna perfeito. O principal é realizar o acabamento e ajustes necessários com o paciente na cadeira odontológica, para que a proteção seja efetiva e não cause danos musculares e dentários,” comenta a cirurgiã dentista.

Muitas pessoas, visando uma economia financeira, optam pela utilização de um protetor moldável, que é adquirido já pronto ou pode ser moldado em casa. No entanto, a Dr. aconselha cautela com seu uso.

“Esse é o caso do famoso barato que pode sair caro. Quando não é personalizado ou está mal adaptado, pode levar a dificuldade de fala, respiração, provocar ânsia, não realizar a proteção necessária e ainda causar extrusão dentária e dores antes não existentes”, alerta a especialista.

Meus dentes estão quebrados, o que fazer?

dentes quebrados ir ao dentista
Imagem: Harbucks/iStock

Quando um dente cai ou então quebra, antes de mais nada é imprescindível que você encontre o fragmento e procure imediatamente seu dentista.

O ideal é que não ultrapasse o tempo de uma a duas horas para que o dente quebrado possa ser colocado novamente no lugar.

Além disso, de maneira alguma coloque o dente sujo na boca. Guarde-o em meio úmido -- dentro do soro fisiológico ou do leite, por exemplo. Desse modo, as chances de sobrevivência das células dos dentes quebrados são maiores.

Não tente colar os dentes quebrados com nada, pois pode machucar a gengiva, causar uma infecção no local e piorar o quadro que poderia ser contornado de uma forma mais fácil.

“Caso o local esteja sangrando ou doendo muito, o recomendado é lavar com água corrente. Se houver um corte e sangramento, deve-se remover os fragmentos e sujeira, e comprimir a região com uma gaze umedecida. Além disso, é indicado colocar gelo no local se estiver com muita dor, pois isso provocará a contração dos vasos sanguíneos e, assim, diminuir o sangramento e o edema”, finaliza Bruna Conde.

Para enxaguar o dente em água corrente, segure pela coroa sem tocar ou esfregar a raiz, que não deve ser lavada.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close