Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de outubro de 2021

Descubra o potencial de cura do chá verde

Saiba mais sobre os benefícios do chá verde e formas de consumir.

Imagem: KMNPhoto/iStock

O chá verde é uma bebida muito versátil e facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. Ainda que seja popularmente conhecido pela sua atuação no metabolismo e suas propriedades emagrecedoras, o chá verde possui diversas outras propriedades que vão atrair a sua atenção.

Feito a partir da infusão de folhas da Camellia sinensis e originário da cultura asiática, a bebida possui propriedades anticâncer e anti-inflamatórias. Apesar de não substituir a quimioterapia padrão, a bebida pode ser eficaz na prevenção contra o câncer de pulmão, mama, esôfago, estômago, fígado e próstata.

Dessa forma, atua como um remédio natural, a depender da frequência e da quantidade ingerida. Além disso, o chá contém cafeína e pode substituir o cafezinho da manhã, contribuindo como estimulante natural. Ainda assim, a bebida é capaz de melhorar a função cerebral, aumentar o desempenho físico e contribuir para o emagrecimento.

Apesar de a quantidade de chá verde necessária para emagrecer não ter sido ainda especificada, alguns pesquisadores sugerem que o consumo a longo prazo pode diminuir a incidência da obesidade. Para saber mais sobre os efeitos termogênicos do chá verde, confira o vídeo da personal trainer Polly Takao:

Veja mais vídeos da Polly Takao no YouTube.

O que você encontra no chá verde?

As folhas sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que garante a cor verde ao chá. (Imagem: taa22/iStock)

O epigalocatequina-galato (EGCG), uma substância da classe dos flavonóides denominada catequina, é considerado o mais potente componente encontrado no chá em questão. Além disso, possui capacidade de combater o câncer em todas as etapas. O EGCG tem:

  • Poder antioxidante para destruir os prejudiciais radicais livres.
  • A capacidade de inibir enzimas que contribuem para o crescimento de células cancerígenas.
  • A capacidade de induzir a apoptose (morte da célula) nas células cancerígenas sem danificar as células saudáveis.

Algumas pesquisas também indicam outra possível função do EGCG: a redução do LDL-colesterol ("mau"). Contudo, vale ressaltar que o EGCG tem interação medicamentosa com anticoagulantes e outros remédios. Por isso, fale com o seu médico antes de tomar qualquer chá.

O sabor amargo é um preço pequeno a se pagar pelos antioxidantes, aminoácidos, zinco, ferro e vitaminas B, C e E. Mas, se você tiver um paladar muito resistente, pode recorrer às cápsulas do chá. Assim como a bebida, fornece muitos benefícios através dos seus nutrientes e pouquíssimas calorias.

Como maximizar os benefícios

O leite adicionado ao chá não diminui os benefícios associados a seus compostos naturais. Em um estudo realizado com 21 pacientes sadios, conclui-se que o acréscimo de leite ao chá preto ou verde não afeta negativamente sua composição ou sua atividade antioxidante.

Além disso, é mais saudável fazer chá diretamente da planta. Nesse sentido, pesquisas de laboratório demonstraram que níveis de catequina em chás instantâneos e engarrafados eram menores do que os encontrados em chás de folhas fervidas na hora.

Como fazer chá verde

Apesar de poder ser ingerida gelada, a bebida conserva melhor as propriedades quando ingerida quente. (Imagem: DevMarya/iStock)

1º Passo: Ferva 500 ml de água filtrada.

2º Passo: Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de chá.

3º Passo: Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

4º Passo: Coe e sirva quente para assegurar as propriedades medicinais do chá.

Outras formas de incluir na sua alimentação

O sorvete de chá pode ser uma opção para quem quer fugir do comum. (Imagem: AnnaPustynnikova/iStock)
  • Ferva chá verde e adoce com mel. Após esfriar, sirva como calda do sorvete.
  • Adoce o chá verde e, em seguida, siga as instruções encontradas nos pacotes de gelatinas sem sabor para fazer sua própria gelatina.
  • Deixe folhas de chá verde em leite morno durante 30 minutos ou até que absorva sabor. Use o leite em pudins, doces, bolos, sopas ou massa de panqueca ou waffle. Além disso, você pode usar uma receita de sorvete de creme para fazer sorvete de chá verde.
  • Faça cubos de gelo de chá verde e use para refrescar a limonada.
  • Ferva o chá verde e use como base para caldo ou sopa de verduras.

Fonte:

MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close