Dicas e remédios caseiros para tratar a tosse

Existem vários tipos de tosse, e se a sua não te dá descanso, que tal experimentar um remédio caseiro para tosse? Conheça algumas receitas!

Thaís Garcez | 22 de Junho de 2021 às 12:00

dualstock/iStock -

É comum reclamarmos ao termos tosse, porém, ela não é de todo ruim. Na verdade, ela é “uma coisa boa”. Ocorre que a tosse nada mais é do que uma reação natural do aparelho respiratório. Portanto, ocorre como consequência de um processo irritativo. Assim sendo, há dois tipos de tosse: seca e produtiva (com catarro). O que fará essa distinção será a existência ou não do muco. Mas o que é bom para tosse?

Para todos os tipos existe alguma opção de alívio ou solução caseiro. Porém, vale lembrar que a tosse ajuda a livrar as vias respiratórias do muco. Seja ela causada por resfriado, gripe, bronquite ou pneumonia, poeira ou a fumaça. Esses dois últimos, fatores que podem desencadear uma tosse seca.

Conheça algumas dicas e aprenda a fazer remédios caseiros para tosse!

O que é bom para tosse

Tomilho

(imagem::Elkhophoto/istock)

O tomilho é um tratamento alemão oficialmente aprovado para tosses, infecções respiratórias, bronquite e coqueluche, e com boa razão. Essas folhinhas são repletas de compostos que trazem alívio. Portanto, para começar, os flavonoides contidos no tomilho relaxam os músculos da traqueia e da laringe, que estão envolvidos na tosse.

Além disso, também reduzem a inflamação. Para preparar um chá, misture duas colheres de chá de folhas amassadas numa xícara de água fervente e cubra. Deixe em infusão por 10 minutos e em seguida coe.

Combata com Gengibre, mel e limão

(imagem:celsopupo/istock)

Caso você esteja com uma tosse seca, uma ótima ferramenta caseira para combate é o chá de gengibre, mel e limão. Ocorre que esta bebida é rica em propriedades anti-inflamatórias, portanto, ajuda na redução de irritação na garganta e pulmões. Ademais, também realiza a função de descongestionar as vias aéreas.

Este chá pode ser utilizado por adultos ou crianças, porque não possui efeitos colaterais.

Veja também: 6 dicas simples para se livrar de gripes, resfriados e alergias

Prepare chá de pimenta-do-reino

Este remédio tem raízes em duas tradições bem diferentes: a medicina popular da Nova Inglaterra e a medicina chinesa tradicional. Contudo, a justificativa é que a pimenta-do-reino estimula a circulação e o fluxo de muco; enquanto o mel é um calmante natural para a tosse e um antibiótico leve.

Para preparar o chá, coloque num copo uma colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora e duas colheres de sopa de mel. Depois, encha com água fervente e deixe em infusão, coberto, por 15 minutos. Em seguida, coe e beba em pequenos goles quando necessário. Este remédio não é recomendado para todos os tipos de tosse.

Ele funciona melhor com tosse produtiva, não sendo adequado para a tosse seca.

Pense nas amêndoas

(imagem:5PH/istock)

Algumas tradições antigas acreditam que as amêndoas ajudam a resolver problemas brônquicos, entre eles a tosse. Por isso, elas recomendam misturar algumas colheres de chá de amêndoas finamente moídas com um copo de suco de laranja e beber para obter alívio.

Xarope de cebola para tosse

(imagem: HeikeRau/istock)

Você sabia que, depois do mel e limão, a cebola é o ingrediente mais comum em remédios para tosse. Existem duas boas razões para isso. Primeiro, a cebola alivia a inflamação, o que reduz a irritação. Depois, ela contém uma substância chamada ácido protocatecuico que ataca os vírus, como o que pode estar causando sua tosse.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte as cebolas e coloque-as em banho-maria, em fogo brando. Em seguida, adicione o mel e o limão e deixe cozinhar por três ou quatro horas. Coe e tome uma ou duas colheres de sopa sempre que necessário.

Nebulização

(imagem:Kateryna Onyshchuk/istock)

Este tratamento à base de vapor e ervas é uma tripla arma contra alguns tipos de tosse. O vapor abre as vias respiratórias e afina o muco, facilitando a expectoração. Já o tomilho reduz os espasmos nos músculos que controlam a tosse, e o eucalipto mata muitas das bactérias que causam infecções respiratórias bacterianas, além de reduzir a inflamação brônquica.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Numa panela sobre fogo médio, aqueça a água até quase o ponto de fervura (porém sem deixar ferver). Em seguida, passe para uma tigela refratária e acrescente o tomilho e o óleo essencial de eucalipto. Posicione sua cabeça a cerca de 20 cm da água e cubra-a com uma toalha de modo a fazer uma tenda sobre a tigela e inspire profundamente até a água esfriar. Mantenha os olhos fechados durante o processo.

Dicas para evitar a tosse

Esses foram alguns dos inúmeros remédios caseiros utilizados para combate a tosse. No entanto, há atitudes cotidianas que evitam ela. Mas que atitudes são essas? São o cuidado com a alimentação, por exemplo. Uma alimentação mais saudável ajuda na prevenção.

Ademais, manter o ambiente de casa sempre limpo e organizado, ajuda a manter a poeira distante e consequentemente auxilia na nossa boa saúde. Por fim, o hábito da hidratação é de importante! Ou seja, beber água também irá ajudar a evitar as incômodas tosses.


Atenção!

Se você sentir dificuldade ao respirar ou engolir, se estiver com expectoração verde-amarelada ou com raias de sangue, febre, torcicolo ou chiado, consulte o médico. Também faça o mesmo se a tosse persistente que dura mais de duas semanas. Você deve procurar atendimento de emergência se o seu rosto inchar ou se estiver com urticária.


Texto orginalmente escrito por Thaís Garcez.