Rotina de yoga para ter uma barriga melhor

Os benefícios do yoga são muitos para o corpo e a mente Você sabia que ela ajuda até mesmo a definir a barriga? Saiba mais sobre isso!

Rayane Santos | 13 de Novembro de 2021 às 12:00

jacoblund/iStock -

O yoga é uma prática que possui muitos aderentes. Esses, adotam o yoga por um número incontável de motivos. Isso porque ela possui muitos benefícios para o corpo e para a mente. Dentre eles está a conquista de um físico melhor.

Leia também: Ioga: descubra os benefícios dessa prática para as crianças

A barriga é uma das partes do corpo que mais incomodam as pessoas. E, até mesmo nisso, o yoga pode ajudar. Com uma rotina de práticas fáceis e simples, você pode conseguir a barriga que tanto deseja.

Benefícios do yoga para a saúde

É preciso saber que existem vários tipos de yoga. No entanto, todos eles possuem muitos benefícios para a saúde física e mental. Confira alguns deles:

Desenvolvimento de força e resistência muscular

Os asanas (posturas de yoga) podem trabalhar com todas as áreas do corpo: pernas, braços abdômen e muito mais. Assim, ao exercitar o yoga você vai estar usando os músculos de todo o corpo. Por sua vez, isso vai fazer com que seus músculos se tornem mais fortes e resistentes.

Aumento da flexibilidade

O yoga também ajuda você a exercitar sua flexibilidade. Existem muitas asanas que exigem um certo nível de flexibilidade. Se você for iniciante, é claro que não conseguirá praticar as posturas mais avançadas. Porém, com o passar do tempo, você vai notar sua flexibilidade aumentando, tornando-se apto para tentar as mais diversas asanas.

Relaxamento do corpo e mente

Já falamos dos benefícios relacionados ao corpo, mas e quanto à mente? Além das asanas, o yoga também é composto por pranayamas (respirações) e meditações. Juntos, esses elementos promovem o bem-estar do praticante, não apenas para o corpo mas também para a mente.

Melhora o sistema cardiovascular e respiratório 

Estudos mostram que a prática frequente de yoga ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, essenciais para a saúde do coração. Além disso, ela também é ótima para o sistema respiratório. Isso pois as asanas e pranayamas ajudam o praticante a respirar mais profunda e lentamente.

O que é necessário para praticar yoga?

Agora que você já sabe o quão benéfico à sua saúde é o yoga, sem dúvidas, vai querer praticá-lo, certo? A boa notícia é que você pode começar hoje mesmo. Atualmente, com a Internet e as redes sociais, se tonrou mais fácil praticar o yoga dentro de sua própria casa. No Youtube, por exemplo, existem excelentes canais que ensinam sobre o assunto. Conheça alguns deles.

Leia também: Praticar Ioga ajuda a emagrecer?

É claro que há também profissionais especializados em yoga que oferecem aulas presenciais. Devido à sua popularização, hoje em dia, não é difícil encontrar esses profissionais. Dê uma pesquisada e talvez você encontre alguém pertinho de sua casa.

Agora, se seu desejo é conhecer posições que te ajudem a conquistar uma barriga melhor, então é só continuar lendo! Para colocar em prática essas posturas você não precisa de nenhum equipamento especial. Sua força de vontade é o suficiente!

Posições para ter uma barriga melhor

Esta rotina se compõe de posturas de yoga que reduzem o estresse, alivia problemas digestivos e previnem o acúmulo de gordura no abdome. A sequência inteira leva apenas cinco minutos, a ser feita dois ou três dias por semana. Mas você pode fazer mais se achar proveitoso. Caso encontre uma postura que realmente lhe dê alívio, simplesmente faça-a sempre que perceber sintomas gastrointestinais. Escute seu corpo e mova-se dentro de limites confortáveis.

Dobrar-se para a frente

A segunda posição é muito fácil!

1. Fique em pé com os pés juntos. Inspire profundamente e levante os braços acima da cabeça. 

2. Solte o ar e dobre o corpo para a frente, a partir dos quadris e não da cintura. Leve os braços à frente enquanto baixa o corpo. Ponha as mãos nas coxas, nas canelas ou no chão, onde for mais confortável. 

3. Inspire e levante o peito e a cabeça, alongando a coluna. 

4. Solte o ar e arredonde as costas. Mantenha essa posição enquanto respira profundamente três a cinco vezes. A cada respiração, relaxe e pense em alongar a cabeça na direção do chão e levar o peito mais para perto das pernas. Pode dobrar os joelhos de leve se for preciso. 

5. Empurre com as mãos e, lentamente, desenrole uma vértebra de cada vez. Faça isso pelo menos duas vezes.

Gato 

1. Fique de quatro, com as mãos sob os ombros, os joelhos sob os quadris e a cabeça alinhada com a coluna. 

Passo 1 – Gato

2. Inspire e levante o peito e o cóccix na direção do teto para arquear as costas para baixo. 

Passo 2 – Gato

3. Solte o ar e arqueie as costas para cima, contraindo o cóccix e levando o queixo na direção do peito. Faça isso pelo menos cinco vezes, respirando profundamente.

Balancinho 

Fácil e rápido!

Deite-se de costas no chão. Traga os joelhos até o peito, abrace-os e balance de um lado para o outro, respirando profundamente enquanto balança. 

Você pode manter a cabeça no chão ou erguê-la na direção do joelho. Também é possível balançar para a frente e para trás, levando o queixo ao peito e erguendo do chão a cabeça e os ombros quando balançar para a frente. Ou simplesmente mantenha a postura com cabeça e ombros fora do chão. Faça como se sentir melhor. Se balançar, repita pelo menos dez vezes; se mantiver, segure durante pelo menos cinco respirações

Torção abdominal 

Por fim, a última posição.

Deite-se de costas, com os braços esticados para os lados e os joelhos dobrados, os pés firmes no chão. Devagar, baixe os dois joelhos para a esquerda e olhe para a direita, mantendo os ombros no chão. Segure pelo menos durante cinco respirações profundas e troque de lado.

E é só! Parece quase simples demais para dar certo, não é? Mas acredite: é eficaz. E quer saber de um segredo? Noventa por cento é só começar. Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso, enquanto todo corpo em movimento tende a ficar em movimento. Portanto, assim que superar a inércia inicial e começar a se mexer, você não vai parar mais!