Sabrina Sato conta que teve síndrome de Burnout; saiba o que é

Saiba o que é a Síndrome de Burnout, ou do esgotamento profissional, e como identificar seus sintomas, tipos de tratamento e como evitá-la.

Douglas Ferreira | 11 de Janeiro de 2021 às 15:00

Jayfish/iStock -

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional? Na última quarta-feira (5), a apresentadora Sabrina Sato compartilhou no programa ‘Saia Justa’ que já sofreu com esta síndrome. Mas por qual razão? Segundo ela mesma, devido uma cobrança exagerada em cima de si em relação ao trabalho.

Aos 41 anos de idade, Sabrina Sato já mostrou habilidades como apresentadora, modelo, rainha de bateria e mais. Uma carreira de sucesso e muita visibilidade. Para muitos, um sonho dourado, mas Sabrina mostrou aos telespectadores do programa ‘Saia Justa’ que nem tudo são flores em sua brilhante carreira.

Ela confessou ser perfeccionista. Sendo assim, já sofreu muito por se cobrar demais. Por vezes, a apresentadora chegou a travar por conta de tanta angústia e estresse gerados. Mas, além da cobrança exagerada, ela também lidava com grande acúmulo de tarefas relacionadas ao trabalho.

“A gente vai deixando de fazer as coisas para querer fazer perfeito… eu tive burnout pelo excesso de trabalho, de querer fazer perfeito, fazer tudo com excelência” disse a apresentadora no programa.

“Você acha que não vai dar conta, você quer fazer o melhor, e aí você tem que estudar para isso, tem que ficar perfeito. E aí chegou uma hora que eu adoeci”, completou Sabrina.

Mas o que é síndrome de burnout?

Esta doença, já classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é caracterizada por um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema resultante do acúmulo excessivo de trabalho.

Apesar de não mostrar sinais visíveis, é possível identificar os sintomas da Síndrome de Burnout. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Leia também: 7 dicas para combater o estresse no trabalho

O transtorno é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. A doença costuma acometer médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, entre outros.

Quais os sintomas da Síndrome de Burnout?

(imagem:Prostock-Studio/istock)

A síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, outros sintomas podem aparecer, como:

Síndrome de Burnout: tratamento

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento da Síndrome de Burnout deve ser feito por um psicoterapeuta. No entanto, o uso de medicamentos (antidepressivos ou ansiolíticos) também pode ser indicado.

O tratamento tem uma duração média de um a três meses, podendo durar mais tempo, conforme o caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida ajudam a controlar os sintomas da doença.

Após o diagnóstico médico, o Ministério da Saúde recomenda férias e atividades de lazer com pessoas próximas. Caso o tratamento não seja feito de forma adequada, no entanto, os sintomas podem se agravar, evoluindo até para uma depressão.

Como evitar o Burnout?

Tenha objetivos

Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.

Divirta-se

Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.

Afaste-se de pessoas negativas

Evite o contato com pessoas negativas, principalmente as que reclamam do trabalho.

Fale sobre a doença

Converse com alguém em quem confie sobre o que está sentindo.

Faça exercícios

Faça atividades físicas regulares. Os exercícios físicos ajudam a melhorar a saúde e combatem o estresse.

Descanse!

Procure descansar adequadamente, com uma boa noite de sono. É fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, o lazer e a família.