Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de outubro de 2020

10 maneiras de prevenir o câncer

Descubra o que algumas pesquisas e especialistas dizem sobre a prevenção do câncer.

Imagem: ThitareeSarmkasat/iStock

Uma em cada seis mortes no mundo é causada pelo câncer, mas pesquisas mostram que pelo menos 42% dos cânceres podem ser evitados. Além de fazer uma alimentação saudável, beber pouco e não fumar, estes novos hábitos vão reduzir o risco.

1. Use chapéu

Um chapéu de abas largas aumenta a proteção do rosto e também sombreia o pescoço e o couro cabeludo, onde muita gente esquece de aplicar filtro solar. Um estudo americano mostrou que a mortalidade do melanoma de pescoço ou couro cabeludo é quase o dobro das outras partes do corpo.

2. Não confie só na vitamina D

Embora pesquisas anteriores indicassem o vínculo entre câncer e nível baixo de vitamina D, um estudo de 2018 constatou que tomar vitamina D não ajuda a prevenir a doença. (Mas ainda é importante para a saúde óssea.)

Leia também: Conheça os benefícios da vitamina D para o coração

3. Desfrute de uma xícara de café por dia

Uma revisão de estudos de 2017 indica que uma xícara diária de café (comum ou descafeinado) baixa o risco de muitos cânceres, principalmente de fígado e endométrio. Talvez isso se deva às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café.

4. Desligue ou escureça as telas antes de dormir

Estudos indicam que a exposição noturna elevada à luz artificial, principalmente à luz azul dos celulares, televisores e tablets, aumenta o risco de câncer de mama e próstata. A luz atrapalha o ritmo circadiano e enfraquece a imunidade. A ciência está evoluindo, mas talvez seja bom limitar o uso desses aparelhos à noite ou usar um filtro de luz azul (disponível em alguns modelos).

5. Veja se há radônio em casa

Esse gás é uma causa importante de câncer de pulmão. O radônio vem da degradação natural do urânio no solo sob a casa e pode ser um problema tanto em casas novas quanto nas antigas. O gás é incolor e inodoro; por isso, testar a cada dois ou três anos é a única maneira de identificar o risco. Contrate um profissional para verificar a casa.

6. Passe menos tempo sentado

De acordo com um estudo publicado na revista Journal of the National Cancer Institute, quem passa mais horas sentado durante o dia corre 24% mais risco de câncer de cólon e 32% mais risco de câncer de endométrio do que quem se senta menos. A relação se manteve até em pessoas fisicamente ativas, indicando que o exercício sozinho não é suficiente para reduzir o risco de ficar tempo demais sentado.

7. Faça exame de hepatite C

Essa é uma das infecções transmitida pelo sangue mais comuns. Mas quem tem a doença geralmente nem sabe, porque não há sintomas óbvios. Se você nasceu entre 1945 e 1965, sua probabilidade de ter hepatite C é cinco vezes maior do que os outros adultos; portanto, faça o exame. A doença pode ser curada, dizem os especialista, mas, se avançar para doença hepática, o risco de câncer de fígado é altíssimo.

Leia também: Hepatite viral é transmissível? Conheça sintomas, diagnóstico e tratamento

8. Use vidro para armazenar e aquecer alimentos

Muitos plásticos contêm substâncias que podem estar ligadas ao câncer. O BPA recebe mais atenção, mas alguns produtos sem BPA contêm BPS, também considerado prejudicial.

9. Repense as carnes processadas

Comer apenas 15 gramas – uma única fatia de presunto – aumenta em 4% o risco de câncer, segundo o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer. Hoje há frios e bacon sem nitrato, mas não há indícios de que sejam melhores.

10. Questione as tomografias

As tomografias são importantes ferramentas de diagnóstico, mas a pesquisa mostra que seu uso é excessivo. Qualquer exposição à radiação pode danificar o DNA e causar tumores mais tarde. Em um estudo, os pesquisadores previram que quase 2% de todos os futuros cânceres dos EUA poderão ser causados por tomografias. Quando o médico pedir, pergunte se seria possível empregar outra ferramenta de imagem que não use radiação, como as ressonâncias e ultrassonografias.

POR MICHELLE CROUCH

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close