Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de janeiro de 2019

3 descobertas médicas que podem mudar sua vida

Informe-se e fique por dentro das novidades do mundo da medicina.

Imagem: RomoloTavani/iStock
Estar bem informado é uma das chaves para ter uma boa saúde. Confira abaixo 3 descobertas médicas que podem impactar a sua vida!

Tipo importante de diabetes é mal diagnosticado

Cerca de 5% a 10% dos casos de diabetes nos países ocidentais são do tipo 3c, que se desenvolve quando o organismo tem dificuldade de produzir insulina devido a lesões no pâncreas causadas por doenças como pancreatite, fibrose cística ou câncer. No diabetes tipo 2 comum, o corpo não consegue usar adequadamente a insulina. Um estudo britânico recente mostrou que a maioria dos pacientes com diabetes tipo 3c recebe o diagnóstico do tipo 2. Isso é grave porque no tipo 3c o controle glicêmico é mais difícil e há necessidade mais urgente de insulina para evitar complicações (como lesões nos olhos ou no rim).

Leia também: O que é diabetes, como ocorre e quais são os principais sintomas

Óleo ajuda a absorver nutrientes de vegetais

Numa experiência publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, participantes comeram saladas com quantidade variável de óleo de soja. Mais óleo resultou em níveis sanguíneos mais altos de nutrientes essenciais como vitamina A, luteína e licopeno. Esses nutrientes vêm dos legumes da salada, mas a gordura do óleo ajuda o corpo a absorvê-los. Uma ou 2 colheres de sopa de óleo ou azeite por dia são suficientes.

Leia também: Conheça 20 óleos essenciais e suas funções curativas

Artrite reumatoide aumenta o risco de DPOC

Ao comparar mais de 24 mil pacientes com artrite reumatoide, pesquisadores canadenses descobriram que a artrite eleva em 47% a probabilidade de ter doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), cujo desenvolvimento é influenciado pela inflamação. Os cientistas recomendam que pacientes com artrite reumatoide tratem a inflamação e prestem atenção a sintomas pulmonares, como o chiado, para que a doença pulmonar seja diagnosticada nos primeiros estágios.

Leia também: Gota: como lidar com essa forma complexa de artrite

POR SAMANTHA RIDEOUT

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close