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Publicado em: 24 de abril de 2020

6 maneiras de fortalecer as costas e evitar dores

Descubra como você pode evitar danos à coluna com pequenas mudanças simples no dia a dia.

Imagem: ChesiireCat/iStock

A dor nas costas pode existir em decorrência de má postura, do envelhecimento ou de acidentes. A postura tem influência direta no bom envelhecimento e na ocorrência de lesão por acidente. Bons hábitos – postura correta, técnicas adequadas para erguer objetos e exercícios físicos de fortalecimento e flexibilidade – diminuem o risco de dor nas costas.

O segredo para a manutenção de costas saudáveis é estar consciente da boa postura e dos movimentos do dia-a-dia que submetem a coluna vertebral e os músculos que a sustentam a pressão desnecessária. Descubra agora 6 maneiras de fortalecer as costas e evitar as dores!

1 . Fique atento à postura

Avalie a postura, tanto na posição sentada quanto em pé – é fácil adquirir maus hábitos sem se dar conta. Dê uma boa olhada em você sempre que passar por um espelho.

2 . Mude de posição com regularidade

Quando tiver de ficar na mesma posição por um longo período, tente fazer um intervalo a cada 20 minutos para se movimentar e alongar.

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3 . Evite usar sapatos de saltos altos por longos períodos

Esse tipo de salto acentua a curvatura normal das costas e projeta a pelve para trás, o que pode contribuir para problemas nos joelhos e nas costas.

4 . Use a mochila nos dois ombros

Evite usar somente uma das alças da mochila. Isso sobrecarrega um lado do seu corpo e pode prejudicar a coluna. Quando carregar uma sacola, maleta ou mala pesada, tente alternar o peso, mudando de braço.

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5 . Fique atento à carteira de dinheiro ao sentar-se

Uma carteira “gorducha”, no bolso de trás, pode pressionar o nervo ciático. Portanto, é bom ficar atento a este hábito tão enraizado no nosso dia a dia.

6 . Não durma no sofá

Não tire uma soneca à frente da TV, esparramado no sofá. Essa posição não elimina a pressão na coluna e, por estar dormindo, você não muda de posição quando começa a sentir desconforto nas costas.

Confira também: 7 formas de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

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