Nossa movimentada rotina parece deixar cada vez menos espaço para comer com calma. Claro que, no primeiro momento, pode ser complicado ajustar a rotina e resistir à tentação de trocar uma boa refeição por um salgado na lanchonete mais próxima. Mas existem maneiras de contornar isso. Confira a seguir 7 dicas para manter a alimentação saudável no trabalho:

1 Tome um bom café da manhã

Um bom café da manhã é indispensável para um dia de boas escolhas alimentares. Por isso, capriche antes de sair de casa e nada de pular a refeição. Faça uma combinação de carboidratos complexos, proteínas e frutas.

2 Não dispense a marmita

Prepare o almoço em casa, arrume em um recipiente de plástico reutilizável e leve para o trabalho em uma bolsa térmica. Além de conveniente, esse recurso lhe permite controlar o que come – ingredientes, qualidade, sabor e frescor. Crie uma refeição que seja saudável e interessante ao máximo.

Se tiver pouco tempo para cozinhar durante a semana, experimente preparar as refeições no fim de semana anterior e congelar.

3 Invista em saladas espertas

Leve a salada em um recipiente separado e coma como entrada. Se você não gostar de alface americana, experimente uma bela mistura de rúcula ou agrião. Acrescente alimentos suculentos e frescos como tomate, pimentão vermelho fatiado ou até morangos ou manga. Para dar mais sabor, salpique manjericão ou coentro. Regue com uma colher (chá) de azeite e uma de suco de limão.

Além disso, você pode preparar uma salada que tenha proteína: ovo, frango, atum, salmão, carne assada fatiada, leguminosas, ricota ou cottage. Deixe o molho – à base de vinagre, e não cremoso – em um recipiente à parte, para que a salada se mantenha crocante. Outra ideia é separar, em pequenos recipientes, ervilhas, fatias de cenoura, pimentão, pepino e aipo, para mergulhar em pasta de grão-de-bico ou tzatziki (uma pasta típica das culinárias grega e turca, à base de iogurte, pepino, alho, azeite, pimenta e endro).

Ou, se preferir, tente as práticas saladas no pote.

4 Faça um patê saudável

Faça um patê vegetal – cogumelos e lentilhas servem especialmente bem – que possa ser espalhado sobre fatias de pão à base de grãos, pedaços de pão árabe torrado ou legumes cortados em palitos. Outra sugestão é marinar coxinhas de frango sem pele em azeite, suco de limão e coentro fresco picado, e depois assar. Prepare o suficiente para vários dias e mantenha sob refrigeração. Assim, poderá levar para comer no trabalho, na hora do almoço, com uma salada.

5 Leve um sanduíche como segunda opção

Não ignore o humilde sanduíche. Escolha um pão integral ou, para variar, use um wrap (sanduíche enrolado) integral ou pão árabe levemente torrado. Se no seu local de trabalho houver uma sanduicheira, transforme em sanduíche quente.

6 Tenha a hora da fruta

 A hora do almoço é perfeita para incluir uma ou mais frutas na sua rotina. Leve algumas frutas frescas picadas em um pote e um iogurte. Rapidamente estará pronta uma sobremesa saudável e deliciosa.

7 Bateu a fome?

Na hora de saciar a fome do meio da tarde, uma barrinha de cereais parece tentadora. Mas escolha com cuidado, algumas marcas contém tanto açúcar refinado que estimularão o apetite em vez de saciá‐lo. Fique sempre de olho no rótulo.

As oleaginosas (como castanhas, amendoim e nozes) são ricas em nutrientes essenciais para a saúde e fáceis de transportar, além de promoverem a sensação de saciedade. Ou seja, são uma ótima opção de lanche para o fim do expediente e grandes aliadas para a alimentação saudável no trabalho.

Veja também: 10 modos de comer 5 porções diárias de frutas e vegetais

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!