7 formas de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) pode causar fortes dores. Descubra como evitar a LER no trabalho e evite problemas futuros.

Douglas Ferreira | 14 de Agosto de 2020 às 19:00

AndreyPopov/iStock -

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é o termo utilizado para descrever lesões do tecido conjuntivo resultante de movimentos repetitivos de um músculo. O termo abrange uma série de distúrbios mais específicos, que incluem tendinite e síndrome do túnel do carpo. Outros fatores que contribuem para a lesão são má postura, ausência de intervalos e estresse.

Por causa do mecanismo de ação, a LER acomete mais frequentemente os músculos e os tendões dos braços. Os sintomas variam, mas em geral incluem dores, formigamento, rigidez ou dormência na área acometida, além de perda de função. Na maioria dos casos, os sintomas são moderados e, com o tempo, desaparecem caso a atividade que os causa seja interrompida.

Leia também: Lesão por esforço repetitivo: causas, sintomas e tratamento

Como posso evitar a LER?

A LER está relacionada ao trabalho, mas atividades de lazer que envolvem movimentos repetitivos também podem contribuir, como os jogos de computador. Siga essas recomendações para reduzir o risco:

1. Adapte o local de trabalho

Se trabalhar ao computador, verifique se a cadeira, o monitor e a mesa estão na altura correta (faça ajustes para diferentes pessoas, caso você divida o local de trabalho com alguém). É recomendável que os olhos estejam posicionados na direção da parte superior da tela do monitor. Organize o local de trabalho de forma que os materiais usados com frequência estejam à mão, evitando movimentos desnecessários de giro e alongamento.

Confira dicas de como manter a mesa do escritório arrumada e livre-se de problemas futuros!

2. Verifique a postura

Os punhos devem ficar numa posição confortável e a parte superior dos braços deve-se apoiar no corpo em vez de ficar estendida sobre o teclado. Os ombros devem ficar relaxados.

3. Movimente o corpo

Evite permanecer na mesma posição por longos períodos. A maioria das pessoas utiliza os teclados com muita força. Mude de posição durante essas pausas naturais. Se seu trabalho exigir movimentos repetitivos, tente variá-los.

4. Faça intervalos regulares

Imagem: DragonImages/iStock

Faça um intervalo a cada 30-60 minutos para dar um descanso à mente e ao corpo. Se estiver sentado, levante-se e estique as pernas. Tente executar pequenos alongamentos a cada 1 a 2 horas: vire a cabeça de um lado ao outro; levante e abaixe as mãos na altura dos punhos para aliviar a tensão; faça um movimento com a mão fechada e, em seguida, abra bem os dedos; junte as duas omoplatas a fim de expandir o tórax; gire os ombros para alongar a região dorsal.

5. Mantenha o ritmo

Tente planejar suas tarefas de forma que não seja necessário trabalhar demais durante vários dias para cumprir prazos. Converse com seu chefe sobre outras formas de evitar tais situações. Evite trabalhar com desconforto: se você sente que está colocando o corpo sob pressão, pare e faça um intervalo.

6. Utilize equipamentos de forma adequada

Evite segurar canetas com muita força. Se usar o mouse, deve tentar fazê-lo com o antebraço e não só o punho. Se manda muitas mensagens pelo celular, utilize os dois polegares ou os polegares e os outros dedos. Selecione as ferramentas e os equipamentos que são apropriados para desempenhar o seu trabalho.

7. Faça exercícios regularmente

Exercícios aliviam o estresse e mantêm os músculos em boa forma. Tente incluir exercícios de fortalecimento aeróbico e muscular, assim como exercícios de flexão, entre os quais alongamento ou ioga.

Você sempre quis ter músculos em boa forma? Faça acontecer! Confira agora 9 dicas fáceis de como manter os músculos em forma!