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Saúde

9 dicas para manter os músculos em forma nesta quarentena

Para manter a força, a flexibilidade e a boa postura, confira estas recomendações.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
musculos em forma
Filip_Krstic/iStock
Publicado em: Última atualização:

Você vai se surpreender com o pouco esforço necessário para melhorar a saúde dos músculos, retomando sua força, flexibilidade e equilíbrio — que podem ter sido prejudicados pelo excesso de tempo sem exercícios nesta quarentena.

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Você verá que pequenas mudanças na rotina já podem promover grandes resultados e, se você já tem problemas, aliviar os sintomas e tornar a vida muito mais fácil.

Não acredita? Confira abaixo 9 coisas que você pode fazer para manter os músculos em forma.

1. Mantenha os músculos equilibrados

Para cada movimento que você faz existe um movimento contrário: puxar e empurrar, levantar e abaixar, torcer o corpo para a esquerda e para a direita. Exercitar os músculos opositores é o segredo da boa postura, de músculos fortes e da mobilidade prolongada.

2. Faça tratamentos

Repouso, gelo, compressão e elevação – esses quatro procedimentos proporcionam um tratamento essencial e efetivo para pequenas lesões dos tecidos moles, como distensões de ligamentos, lesões por ferimento ou impacto e rupturas musculares.

3. Evite movimentos repetitivos

Mesmo estresses e luxações pequenas podem causar problemas se realizados repetidamente. Se você tiver de cumprir ações repetitivas, como operar o mouse do computador, varie os movimentos e faça pausas.

4. Pratique pilates

Criado para alongar, tonificar e modelar os músculos básicos que utilizamos para manter a postura e estabilidade, o pilates também ajuda a melhorar a força e a flexibilidade e a reduzir os efeitos do estresse e a fadiga do corpo.

5. Aqueça e desaqueça

Músculos aquecidos são menos vulneráveis a lesões. Também é importante desaquecer e alongá-los após se exercitar para evitar que fiquem doloridos e contraídos. Confira aqui alguns alongamentos que aliviam dores.

6. Faça imersões

A água quente ajuda a aliviar dores e permite que os músculos relaxem e se restabeleçam.

7. Fique atento ao levantar

Levantar-se de maneira desajeitada e girar o corpo de forma brusca forçam demais os músculos.

8. Mexa-se

Movimentar-se e ajustar a posição enquanto trabalha ajuda os músculos a evitar cãibras, a aliviar os sintomas da lesão por esforço repetitivo (LER) e, ainda, a queimar calorias.

9. Relaxe

O estresse e a fadiga provocam tensão e cãibras musculares. E assim, aumentam a probabilidade de lesões. Por isso, interrompa as atividades por algum tempo e faça uma massagem relaxante, que alivia os pontos de dores e estimula a circulação. Confira 11 dicas de automassagem para reduzir tensões aqui!