Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de janeiro de 2020

7 formas de reduzir as porções das suas refeições e emagrecer

Diminuir as porções dos alimentos pode ser uma maneira eficaz de emagrecer.

Imagem: tifonimages/iStock

O exagero é uma das principais causas da epidemia de obesidade, ainda que a maioria das pessoas sequer perceba que exagera – ou não se dê conta de como os tamanhos das porções são importantes.

Há evidências de que, nos últimos 50 anos, o tamanho das porções em muitos restaurantes e lanchonetes aumentou demais, assim como as medidas da cintura das pessoas. E o pior é que as pessoas se acostumaram a consumir porções maiores.

Apresentamos, a seguir, dicas para você reduzir suas porções e ainda se sentir satisfeito.

1 . Espere 10 minutos

É este o tempo que seu estômago precisa para enviar um sinal para o cérebro informando que está satisfeito. Portanto, espere um pouco antes de se servir com mais uma porção de purê de batata ou de lasanha. Distraia-se com a conversa, conte uma piada, ou, se estiver comendo sozinho, leia o jornal ou faça uma palavra-cruzada. Se você continuar com fome após este tempo, repita os legumes ou a salada.

2 . Saia do “clube do prato limpo”

A maioria das pessoas come tudo o que foi servido, não importando o tamanho das porções. A melhor estratégia é comer uma porção saudável e nada mais. É melhor desperdiçar um pouco de comida (ou guardar para o dia seguinte) do que empanturrar seu organismo.

3 . Nunca coma diretamente da embalagem

Ao comprar comida pronta, sirva-se da porção ideal e tire a embalagem de seu campo visual. A seguir, sente-se e desfrute sua refeição com calma.

4 . E se você gosta de porções grandes?

Encha o prato com legumes e verduras ou com uma salada com pouquíssimo molho, ou tome um prato grande de sopa preparada à base de caldos. Estes alimentos ricos em água e com baixos teores de gordura são tão pouco calóricos que comer uma porção grande não representa qualquer problema. Use um prato menor ao fazer suas refeições. Se houver menos espaço no prato, o controle da porção é automático.

Quando for comprar um lanche, uma bebida ou alimentos prontos, sempre escolha a menor porção em alimentos altamente calóricos. (Exceções à regra são saladas e verduras quando preparados sem gordura.) Peça o café-com-leite pequeno, o sanduíche pequeno no lugar do grande, o menor pedaço de bolo e assim por diante. Dessa forma, as calorias que você deixou na prateleira do supermercado não vão parar em sua cintura.

5 . Escolha a porção individual

Compre ou prepare os alimentos mais calóricos em porções individuais. Em vez do pote grande de sorvete, compre potes individuais, faça bolinhos pequenos em vez de um tabuleiro.

Mas, antes, leia o que está escrito na embalagem. Muitas bebidas e alimentos embalados que parecem conter apenas uma porção, na verdade servem duas ou mais pessoas. Entretanto, a tabela de informações calóricas e nutricionais do rótulo baseiam-se em apenas uma porção. Sendo assim, primeiro procure o número de porções contidas em cada embalagem e, então, coma ou beba apenas o equivalente a uma porção.

6 . Complete o prato com frutas, legumes e verduras

À medida que você começa a comer porções mais modestas, talvez sinta uma vontade enorme de ver mais comida no prato. Nesse caso, acrescente uma porção grande de aipos, cenouras ou pimentões crocantes, ou um tomate fatiado a sua refeição. E não há modo mais saudável para “aumentar” uma refeição do que comer uma maçã, uma laranja ou um bom pedaço de melancia ou de melão como sobremesa.

Aprenda a preparar 3 deliciosas supersaladas de frutas para a sobremesa

7 . Guarde o resto de comida antes de comer

É muito fácil preparar um prato de comida saudável. O problema começa quando o prato fica vazio e você vê toda aquela comida em travessas tentadoras na sua frente. A solução é guardar tudo antes de se sentar para comer. Desse modo, repetir a refeição fica bem mais trabalhoso e um ato mais consciente.

Veja também: 7 dicas para emagrecer adotando um estilo alimentar saudável

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close