Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de abril de 2020

9 formas de curar e controlar a dor

Vejas algumas maneiras de lidar com a dor.

Imagem: fizkes/iStock

Não é inevitável sentir dor, porém muitas condições que causam dor se tornam mais comuns à medida que você envelhece. Se não for tratada, a dor pode roubar-lhe a vitalidade e tornar difícil aproveitar o dia a dia.  Veja abaixo 9 dicas de curar e controlar a dor.

1 . Não sofra em silêncio

A crença equivocada de que a dor é inevitável na velhice pode privá-lo de tratamento eficaz. Não fique envergonhado em relatar as dores que sente ao médico. Ele ajudará a aliviá-las.

2 . Cause confusão

De acordo com pesquisadores, cruzar os braços quando você sente dor confunde o cérebro e pode reduzir a intensidade da dor. É importante que você não esconda a dor esperando que ela suma. Procure sempre um médico.

3 . Dê espetadas na dor

A acupuntura e a acupressão têm sido usadas há séculos na China e em outros países orientais para ajudar no alívio da dor. Foram publicados vários estudos mostrando que essas terapias podem de fato aliviar ou até mesmo acabar com a dor.

Leia também: Conheça os benefícios da acupuntura para o seu corpo

4 . Seja consciente

A meditação consciente envolve concentrar-se no aqui e agora e estar consciente de seu ambiente. Uma pesquisa examinou idosos com dor lombar crônica e relatou que aqueles que aprenderam a meditar sentiam menos dor e tinham melhor atenção, melhor padrão de sono e maior bem-estar.

Leia também: Mindfulness ou meditação concentrada: saiba a diferença e como praticar

5 . Use a imaginação

Usar a imaginação guiada ou visualização – imagine-se relaxando numa piscina de água azul curativa – ajudou a reduzir os sintomas e o uso de medicamentos num grupo de portadores de osteoartrite, de acordo com um estudo.

6 . Vigie a dieta

Algumas pesquisas indicam que os alimentos que comemos influenciam os sintomas da artrite reumatoide. Um estudo descobriu que ser vegano e eliminar o glúten pode ajudar a aliviar a dor associada ao distúrbio.

Leia também: Experimente 11 pratos vegetarianos e diversifique seu cardápio

7 . Respire fundo

Um estudo com dois grupos de mulheres com fibromialgia descobriu que a respiração lenta reduzia suas avaliações da intensidade da dor.

8 . Seja manipulado

Se o médico aprovar, tente a fisioterapia, a quiropraxia ou a massoterapia. Sempre consulte um profissional conceituados, que pertença ao conselho regional da especialidade.

9 . Procure tratamento

Peça encaminhamento a uma Clínica de Alívio da Dor, na qual uma equipe de especialistas ajudará a elaborar um programa de tratamento abrangente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close