Muitas pessoas curtem tomar banho de sol apenas para garantir aquele bronzeado. Porém, os raios solares também são importantes aliados da saúde, principalmente quando se está no início da vida. Se você não conhece os benefícios do hábito de dar banho de sol em bebê, não perca tempo!

O leite materno é rico em vitamina D, que age principalmente sobre o sistema ósseo. Além disso, a vitamina D possui benefícios também para o sistema imunológico e protege o coração. Em um período em que o organismo está se formando, é essencial que o corpo do bebê receba este nutriente em grandes quantidades. Mas não para por aí: a vitamina D precisa ser ativada no organismo.

E é aí que entram os banhos de sol. A luz solar sintetiza a vitamina e ativa suas funções. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, não é necessário expor o bebê à luz do sol por muito tempo. Dez a 15 minutos por dia são suficientes; além disso, é preciso prestar atenção aos melhores horários de exposição. O recomendado por especialistas é que o bebê seja exposto em horários antes de 10h e após as 16h.

Veja também: conheça 7 dicas para combater a psoríase

O banho de sol auxilia ainda na diminuição de bilirrubina no sangue, que causa a icterícia nos bebês. Um dos sinais dessa doença é a pele alaranjada, pois a bilirrubina é um composto dessa coloração que resulta da destruição das hemoglobinas, células sanguíneas.

Como realizar o banho de sol em bebê?

O banho de sol deve ser feito ao ar livre, de forma que os raios cheguem à pele sem interferências. Não fique atrás de janelas. Os raios de sol não serão prejudiciais se você escolher os horários recomendados.

Além disso, vista o bebê com roupas leves, expondo a maior parte dele aos raios solares. Se o tempo estiver bom e você quiser deixá-lo apenas com fraldas, a eficiência pode aumentar. Proteja apenas o rosto, pois os olhos podem sofrer com a sensibilidade. Se o bebê ficar irritado ou incomodado, procure distraí-lo sem deixar de expor sua pele aos raios de sol.

O procedimento deve ser diário, mesmo em dias com pouco sol. Nesses dias, proteja o bebê com roupas mais fechadas, mas não o prive da recepção dos raios de sol. Lembre-se de que a saúde de seus filhos também depende de você!