Essa condição, que apresenta os olhos irritados, coceira e uma secreção purulenta, resulta da inflamação da membrana que reveste a parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus ou, com menor frequência, bactérias ou alergias sazonais. Ela é tão contagiosa que, se seu filho estiver infectado, terá de ficar em casa até a infecção passar. A conjuntivite infecciosa num dos olhos praticamente garante que vai se espalhar para o outro olho.

Primeiros cuidados

Siga estes passos imediatamente se você ou alguém querido estiver com suspeita de conjuntivite.

  • Retire as lentes de contato, caso você as utilize, e limpe-as cuidadosamente. Se puder, use óculos até seus olhos estarem completamente curados. Retirar as lentes de contato apressa a recuperação e previne a reinfecção.
  • Jogue fora quaisquer produtos de maquiagem para os olhos que você tenha usado (eles podem estar infectados) e não use maquiagem novamente até que a conjuntivite desapareça.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia.
  • Não compartilhe toalhas, fronhas, colírios ou maquiagem para os olhos com familiares que estejam com conjuntivite.
  • Lave lençóis, fronhas de almofadas e toalhas dos familiares infectados em água quente e separadas da roupa do restante da família.

Use um calmante de mel

Coloque três colheres de sopa em duas xícaras de água fervente, mexa para dissolver e deixe esfriar. Em seguida, mergulhe um disco de algodão na mistura e use-o para retirar a crosta e o pus dos olhos; usando um disco novo em cada olho. Repita várias vezes ao dia. Estudos mostram que a aplicação de mel puro nos olhos reduz o inchaço, o pus e a vermelhidão. Mas, certifique-se de usar mel cru, pois a pasteurização destrói as propriedades antibióticas do mel. Você pode encontrar mel cru em lojas de produtos naturais.

Acalme com um sachê de chá úmido

Ponha um saquinho úmido e morno de chá-preto sobre o olho infectado durante cinco minutos, seguido de um outro sachê úmido e frio por dois minutos. Os taninos nos saquinhos de chá ajudam a reduzir o inchaço. Repita várias vezes ao dia com sachês de chá novos.

As lojas de produtos naturais vendem chá de eufrásia, que é especialmente indicado para aliviar os sintomas da conjuntivite. Mergulhe o sachê de chá em água quente por um ou dois minutos para molhá-lo, em seguida deixe esfriar antes de colocá-lo em cima do olho.

Ferva algumas sementes de erva-doce

As sementes de erva-doce auxiliam o combate à infecção. Cozinhe uma colher de chá de sementes numa xícara de água fervente por cinco minutos. Depois, coe, deixe esfriar e aplique com uma gaze estéril por 10 minutos sobre os olhos fechados.

Prepare um cataplasma de linhaça

Este tratamento calmante ajuda a aliviar olhos com coceira ou dor. Esmague 30 g (cerca de um punhado pequeno) de linhaça com um rolo ou com o fundo de uma frigideira. Em seguida, mergulhe as sementes esmagadas em 120 ml de água por 15 minutos. Depois, embrulhe em gaze e aplique nos olhos fechados durante 10 minutos.

Se a infecção não passar após alguns dias ou se o quadro piorar, consulte o médico. Ele pode achar conveniente prescrever um colírio antibiótico. Mas se você quiser se prevenir dessa doença inconveniente, confira esses cuidados essenciais.