Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de abril de 2020

Truques simples para aliviar olhos cansados

Trabalhando horas à fio? Confira essas dicas para aliviar o incômodo nos olhos!

Imagem: seb_ra/iStock
Publicidade


É muito fácil ficar com os olhos cansados quando grande parte do nosso dia é passado em frente à tela do computador ou do celular. Principalmente neste período, em que muitas pessoas têm trabalhado em home office, ficando horas seguidas em frente a seus computadores.

Dizem que os olhos são as janelas da alma, mas quando trabalham demais podem virar a porta de entrada para a dor de cabeça e a vista embaçada.

Olhos cansados: por quê ocorrem?

Segure um haltere com a mão estendida. Logo seus músculos ficarão cansados, não é? O mesmo acontece com os olhos quando estão sobrecarregados. Se os músculos oculares (que ajustam o foco das “lentes” dos olhos) não conseguem relaxar, você vai sentir dor ou ter problemas para focalizar objetos.

E se você franzir excessivamente os olhos por causa do excesso de luminosidade também sentirá dor.

Publicidade


Devo consultar um oftalmologista?

Em alguns casos, é possível minimizar os efeitos dos olhos cansados com pequenas atitudes. Porém, se mesmo assim o desconforto continuar, se sua visão estiver muito sensível à luz e se você estiver sentindo tonturas, o indicado é que você consulte um oftalmologista.

Se não for esse o seu caso, descanse seus olhos sempre que puder e adapte seu computador e seus hábitos de trabalho a uma vida melhor para os seus olhos. Com essas e outras dicas, você verá que o desconforto passará. Veja mais logo abaixo!

Dicas para aliviar o incômodo dos olhos cansados:

  • fizkes

    Quando você está envolvido em uma tarefa que requer muita concentração, faça uma pausa a cada 20 minutos mais ou menos. Olhe para um objeto distante — um quadro na parede oposta ou para a vista da janela — durante 30 segundos, no mínimo. Os olhos descansam quando são obrigados a mudar o foco.

     

     


  • stockfour

    Tente piscar com frequência, com um intervalo de segundos, quando você está com a atenção fixa na tela do computador ou da televisão. Ao piscar, você umedece o globo ocular e relaxa a musculatura dos olhos.


  • fizkes

    Se você está trabalhando há horas com o olhar fixo por muito tempo, feche os olhos de vez em quando. Mesmo que seja por poucos segundos, você sentirá alívio.


  • Prostock-Studio

    Outra maneira de relaxar a musculatura ocular: friccione suas mãos até aquecê-las e depois encoste as palmas sobre os olhos fechados. Fique assim por alguns segundos.


  • whyframestudio

    Além disso, você também pode aliviar o desconforto aplicando um algodão embebido em água fria sobre os olhos durante 5 minutos.


  • dragana991

    Outra boa ideia é refrescar os olhos com rodelas finas de pepino. Deite-se, feche os olhos e ponha uma rodela em cada olho. Fique assim por 2 a 3 minutos. Se quiser, substitua as rodelas por novas, mais refrescantes.


  • Ridofranz

    Ajuste o contraste do monitor do seu computador para o nível mais alto. Assim, as letras e as imagens ficarão mais nítidas. Ajuste também a altura da cadeira de maneira que a tela do computador fique um pouco abaixo da sua vista.


  • ysdhw

    Além disso, tenha certeza de que está a uma distância de no mínimo 50 cm da tela.


  • fizkes

    Ajuste o monitor do seu computador ou feche as cortinas perto da sua área de trabalho para que a tela não reflita a luz da janela. Mas, se mesmo assim o reflexo estiver atrapalhando, instale um filtro antirreflexo na tela.


  • nesharm

    Escolha uma fonte maior para não forçar os olhos ao focar, ou utilize o recurso zoom para ampliar o texto na tela.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close