Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 6 de agosto de 2018

Como criar hábitos alimentares saudáveis para a família

É possível criar uma rotina de bons hábitos alimentares em casa, confira o plano de ação

Imagem: merzzie/iStock

Quando você e sua parceira – ou parceiro – chegam em casa, vindos do trabalho, a simples ideia de preparar uma boa refeição nutritiva deixa os dois exaustos? As crianças se recusam a comer legumes e verduras ou estão sem fome porque se encheram de guloseimas depois da escola? Você sente certa preocupação com a falta de hábitos alimentares saudáveis, a saúde e a união da sua família? A família nunca se reúne à mesa porque sempre falta alguém? Você consome refeições congeladas ou pré-prontas com frequência?

Uma rotina cansativa dificulta a adoção de boas práticas. Mas não é impossível conciliar a correria do dia a dia com hábitos alimentares saudáveis. Confira a seguir a nossa sugestão de plano de ação em 6 passos simples:

1 Organização

Organize uma lista das questões ligadas à saúde que sua família enfrenta por causa da má alimentação. Elabore também uma lista de alimentos capazes de ajudar a amenizar os problemas, e encontre um meio de incluí-los no plano alimentar da família.

2 Comunicação

Em um horário conveniente para todos, marque uma reunião com os moradores da casa para discutir ideias sobre os novos hábitos alimentares saudáveis. Antes da reunião, prepare uma lista dos alimentos consumidos regularmente pela família, dos problemas de saúde e das possíveis soluções. Enfatize a importância da boa saúde e ouça todas as ideias relativas a alimentos e refeições. Deixe que as crianças opinem sobre as compras e o preparo. Quanto mais participarem do planejamento, mais interessadas no novo estilo de vida elas vão ficar.

3 Otimização do tempo

Quando comem em horários diferentes, as pessoas frequentemente optam por alimentos industrializados por serem mais fáceis de consumir. Porém, alimentos ultraprocessados têm poucos nutrientes e muita concentração de açúcar e sódio, por isso não compre no mercado: prepare em casa! Ao preparar refeições, com mais tempo, no fim de semana, dobre as quantidades e congele as sobras em recipientes de tamanho adequado, de modo que, durante a semana, as porções possam ser aquecidas no forno de micro-ondas.

4 Reserva para a família

Reserve pelo menos uma refeição por semana para reunir a família. Se forem duas, três ou mais, melhor ainda! Todos devem comprometer-se em participar, inclusive do preparo e da limpeza das louças. Cuide para que o ambiente seja de relaxamento. Nada de telefone, brigas e nem cobranças. Deixe para questionar as notas da escola dos filhos em outro momento, por exemplo.

5 Planejamento

Prepare com antecedência e congele saladas, refogados, ensopados e sopas. Planeje semanalmente as refeições e faça as compras de acordo com a lista. Saiba mais sobre como congelar alimentos corretamente e descongelá-los mais rapidamente.

6 Atenção para as finanças

Além de pouco nutritivas, refeições compradas prontas custam mais caro do que as preparadas em casa. Guarde as notas de compra por um período de quatro semanas e você vai se surpreender com a diferença! Caso as crianças ou adolescente não se animem com a ideia de parar de comprar lanches na escola, proponha guardar o dinheiro que seria gastado em um cofrinho para que elas possam comprar um item mais caro e interessante futuramente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados