Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 17 de agosto de 2018

Manchas senis: o que são? Entenda e previna!

As manchas senis costumam surgir nas áreas mais expostas ao sol.

Imagem: Ocskaymark/iStock

Você já deve ter ouvido falar em manchas senis. São aquelas manchinhas marrons bastante comuns em pessoas de pele clara com idade mais avançada. Só que na verdade essas manchas não são causadas pela idade em si, e sim pelo efeito cumulativo do sol sobre a pele, daí o nome técnico (e menos popular) ser melanose solar.

As manchas senis costumam surgir nas áreas mais expostas. Ou seja, aparecem no rosto, no colo, nos ombros, nos braços e no dorso das mãos, mas são inofensivas e indolores. Sua coloração varia do castanho ao marrom, podendo ser bem pequeninas ou chegar a alguns centímetros. Se você tem pele clara, mas não costuma passar filtro solar diariamente, aqui está mais um motivo para adotar esse hábito. Lembre-se: o certo é usar o filtro solar todos os dias e não somente quando for à praia, pois mesmo no percurso de casa para o trabalho essas regiões podem ficar expostas ao sol.

Para quem já apresenta as manchas senis, unguentos descolorantes podem deixá-las menos visíveis, e alguns procedimentos médicos – como terapia a laser ou crioterapia – podem fazê-las desaparecer. Enfim, também é possível descolorir as manchas senis de forma natural, usando produtos para esfoliação que normalmente temos em casa.

O básico para prevenir as manchas senis

Certamente, é possível prevenir as manchas senis – ou evitar que piorem – com estas estratégias para se proteger do sol:

  • Evite exposição direta ao sol entre 10 horas e 16 horas no verão e entre 10 horas e 14 horas no inverno.
  • Passe bastante filtro solar 30 minutos antes de sair de casa e reaplique conforme necessário. Use um fator de proteção solar (FPS) mínimo de 15, embora muitos dermatologistas hoje afirmem que o FPS 30 é o melhor. Procure produtos que contenham óxido de zinco, ecamsule, avobenzona e oxibenzona. Essas substâncias que contribuem para uma proteção da pele com qualidade superior.
  • Aliás, escolha roupas que sejam projetadas para absorver os raios ultravioleta do sol, quando permanecer ao ar livre por longo período.

Máscara anti-idade para manchas senis

Contudo, se você já tem algumas manchas senis, use este tratamento de beleza para ajudar a suavizá-las. Além disso, essa máscara ainda deixará sua pele purificada!


Você vai precisar de:
2 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (chá) de aveia em flocos
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de sal marinho


O passo a passo:
1. Bata bem no liquidificador todos os ingredientes até formar uma pasta.
2. Massageie as manchas senis nas mãos e braços. Não use a máscara no rosto, pois pode ressecar demais a pele mais sensível da região. Receitas de máscaras par o rosto, você encontrará aqui.
3. Deixe agir no local por 20 minutos e enxágue bem com água. Lembre-se de usar uma vez por semana.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados