Suplementos de vitaminas e minerais, bem como medicamentos à base de ervas, costumam fazer o trabalho das drogas convencionais, porém de forma mais segura e acessível.

Alguns medicamentos naturais fazem parte de receitas milenares, passadas de geração a geração até os dias de hoje. A medicina alternativa avançou muito, e hoje consegue tratar os problemas mais comuns. Se você tem problemas para dormir, por exemplo, é possível utilizar a lavanda para melhorar suas noites.

Atualmente até mesmo algumas doenças complexas vêm sendo tratadas com medicamentos naturais. Entretanto, doenças mais sérias, mesmo tratadas naturalmente, devem ser acompanhadas por um especialista. Em qualquer caso, não se automedique. Mesmo quando você sentir apenas uma febre incomum, procure um médico imediatamente.

Ainda assim, se você se vê frequentemente comprando remédios industrializados em drogarias, teste estes 10 principais medicamentos naturais para resolver problemas comuns de saúde.

Veja também: conheça 12 alimentos com poderes curativos essenciais para a saúde

DonatellaTandelli/iStock

1. Pomada de arnica

A pomada de arnica é produzida a partir da planta acima. Use para dor nas costas, equimoses, dores musculares, entorses e frieiras, para reduzir a dor e o inchaço. Mas atenção: não utilize em feridas abertas e fissuras na pele!


subodhsathe/iStock

2. Gel de aloe vera (babosa)

Alivia a pele irritada e aumenta a cicatrização de queimaduras, machucados e outros problemas de pele.

Use para acne, queimaduras, queimadura de sol, cortes, pruridos, picadas e ferroadas de insetos. Molhe o algodão no gel e aplique-o diretamente na área afetada.

Veja também: conheça mais sobre aloe vera, um tratamento natural para a pele


tycoon751/iStock

3. Óleo de cravo

É levemente analgésico e muito útil para dor de dente. Chupe um cravo ou aplique uma gota do óleo no dente até ir ao dentista.


grafvision/iStock

4. Gengibre

Tome comprimidos ou cápsulas para náuseas, enjoos de viagem e enjoos matinais. O gengibre também é indicado para alguns distúrbios circulatórios.