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Publicado em: 27 de julho de 2018

Medidas práticas para controlar a taquicardia

A taquicardia frequente pode ser sinal de uma doença mais grave, por isso é importante estar atento. Mas saiba que há formas de controlá-la.

Imagem: Natali_Mis/iStock
Estresse, medo ou susto, assim como o excesso de cafeína ou nicotina, podem estar por trás da aceleração repentina dos batimentos cardíacos, provocando a taquicardia. Se a frequência de seu pulso em repouso ultrapassar 100 batimentos por minuto, você está tendo uma taquicardia. Em casos graves, a frequência pode chegar a 160 batimentos por minuto, às vezes até mesmo a 200. Se o médico constatar que não há causas orgânicas para sua taquicardia, como hipertireoidismo ou hipertensão arterial (se a sua está alta, saiba como reduzi-la), você não precisa se preocupar, pois a taquicardia é “apenas” um sinal de alguma reação involuntária do sistema nervoso autônomo. As medidas a seguir visam a ativar o nervo vago, que passa pela cavidade torácica. Ao ser ativado, ele pode baixar a frequência dos batimentos cardíacos. Mas esse recurso só pode ser utilizado por pessoas com coração saudável. Confira as 35 coisas que os médicos fazem para cuidar do coração. - Beba um copo de água bem gelada. - Force a expiração pelo nariz com as narinas tampadas. - Beba uma xícara do chá calmante (veja a receita no fim do post). - Pressione levemente os olhos fechados com os dedos indicador e médio.

Recursos imediatos contra a taquicardia

- Beba um copo de água com 1 a 2 colheres (chá) de açúcar e algumas gotas de suco de limão. - Contraia o corpo, como ao evacuar. - “Desobstrua os ouvidos”: tampe o nariz e feche a boca e tente expirar pelos ouvidos. - Coloque uma toalha de mão embebida em água fria sobre o pescoço. - Encha um balão de ar, até que estoure. - Em crianças, coloque uma bolsa gelada na testa.

Se você tiver taquicardia mais de uma vez por dia ou até 2 vezes por semana, procure um médico para saber se há uma causa orgânica para o seu problema.

O que fazer se tiver taquicardia?

◆ Em casos graves: manter a calma. O pânico agrava a situação, pois você passa a inspirar profunda ou rapidamente demais, ou de forma superficial, provocando hiperventilação. ◆ Elimine da sua vida o cigarro, o álcool, o excesso de café e chá e refrigerantes com cafeína. ◆ Evite refeições pesadas. Prefira refeições leves e mais frequentes ao longo do dia. ◆ Mantenha o mecanismo do seu intestino ativo e evite a prisão de ventre. ◆ Faça um eletrocardiograma e consulte o médico regularmente. A escassez ou excesso de minerais pode provocar taquicardia. ◆ Contra a carência de magnésio, consuma hortaliças verdes e produtos integrais. ◆ Atividades esportivas e exercícios físicos ajudam você a se tornar menos vulnerável ao estresse. ◆ Mantenha uma rotina regrada. Quem se encontra sempre sob pressão corre mais riscos. Combata e elimine o estresse. ◆ Tente ajustar sua rotina de acordo com seu biorritmo. Descubra em que parte do dia você é mais produtivo e ativo. Quem trabalha contra a própria curva de produtividade tende a apresentar um rendimento mais baixo.

Acalme-se com a "árvore"

Esta postura de ioga, de pé, estimula a capacidade de concentração e fortalece o equilíbrio. O exercício ativa toda a sua atenção e promove a força física e psicológica. Exercícios de ioga devem ser executados lenta e calmamente. Este exercício deve ser feito por 5 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Passo 1 - Deixe a coluna ereta. Afaste um pouco as pernas. Eleve a perna direita. Com a mão direita, segure a parte posterior do tornozelo e apoie a planta do pé na parte interna da coxa. Apoie a mão esquerda na cintura. Coluna e cabeça retas. Passo 2 - Olhe para a frente e busque o equilíbrio. Expanda os dedos do pé para aumentar a superfície de apoio e tente não balançar o corpo. Assim que conseguir se equilibrar, pare de segurar o pé e pressione a palma das mãos, uma contra a outra, durante 5 segundos. Passo 3 - Em seguida, estenda os braços para cima da cabeça, mantendo as mãos unidas. Sinta como a energia flui dos pés para as pernas, as costas e os braços, alcançando a ponta dos dedos das mãos. Passo 4 - Repita o exercício com a perna esquerda elevada.

Receita do chá calmante

Misture 1 colher (chá) de camomila e 1 colher (chá) de chá verde. Adicione metade da mistura de ervas a uma xícara com 200 ml de água fervente, deixe alguns instantes em infusão e coe logo em seguida. Beba de 2 a 3 vezes por dia. O chá deve ser bebido no mesmo dia, pois oxida e perde as propriedades benéficas.

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