Melhore o seu sono com um banho na hora certa

Você tem dificuldade em pegar no sono? Uma nova pesquisa descobriu que é possível melhorar o sono com um banho na hora certa!

Julia Monsores | 26 de Fevereiro de 2020 às 11:00

Bogdan Kurylo/iStock -

Você tem dificuldade em pegar no sono? Diversos fatores podem estar provocando sua insônia, como excesso de açúcar antes de dormir, influência dos telefones celulares e até mesmo um ambiente inadequado prejudicando seu sono.

Mas calma, seus problemas podem ter acabado! De acordo com essa nova descoberta da medicina, um banho morno à noite pode melhorar o seu descanso.

Quem divulgou essa informação foi uma revisão americana que associou o banho ao percentual maior do tempo passado dormindo na cama e, quando tomado uma a duas horas antes de se deitar, a adormecer mais depressa.

Isso não se deve só ao fato de que mergulhar na banheira é calmante, mas também porque o ciclo sono-vigília é entrelaçado com a temperatura do corpo, que chega ao máximo no início da noite e depois baixa quando o sono se aproxima.

A água morna ajuda o ritmo circadiano natural porque leva sangue e calor do interior do corpo para as extremidades, as mãos e os pés. Daí, o calor escapa mais facilmente à medida que o dia termina.

Os efeitos da falta de sono

A falta regular de descansos pode provocar problemas de saúde mentais e físicos. Tais como depressão e doença cardiovascular. E é provável que você adoeça com mais frequência se sofrer privação crônica de sono. “Dormir é como um escudo que protege o corpo”, diz a Dra. Arnulf. “O coração e os vasos sanguíneos descansam durante o sono. Se não dormir o suficiente, você pode ficar com hipertensão. É o mesmo no metabolismo e na glicose; quem não dorme o suficiente pode engordar e ficar diabético. E dormir também está associado à melhor imunidade.”

Como dormir bem: 10 segredos de especialistas