Transtornos do humor: 13 dicas para contornar os distúrbios

Entenda como melhorar a alimentação e eliminar alguns hábitos pode contornar muitos transtornos do humor que podem atrapalhar o seu dia a dia.

William Bastos | 28 de Novembro de 2019 às 11:00

- Imagem: mokeybusinessimages / iStock

Os transtornos do humor abrangem formas básicas de distúrbios psicológicos. Diferentes tipos de depressão, como a depressão pós-parto e a distimia podem ser considerados transtornos. Também entram nessa categoria o transtorno bipolar, caracterizado por oscilações do humor que variam de depressão à mania e períodos de normalidade.

Leia também: Decubra como lidar com a depressão em 6 passos

Ainda que não haja certeza da associação entre alimentação e alguns distúrbios, existem muitas pesquisas sobre os efeitos de alguns alimentos e nutrientes sobre as substâncias químicas cerebrais que controlam o humor.

Melhorar a alimentação é uma forma saudável de combater os transtornos de humor (Foto: Rawpixel/iStock)

E o que fazer além de melhorar a alimentação?

A associação de medicamentos e psicoterapia é a melhor conduta para tratar os transtornos de humor. A melhor saída é consultar um profissional. Se você não conseguir buscar ajuda sozinha, não tenha medo de pedir que alguém acompanhe você no processo.

Apenas os especialistas podem prescrever medicamentos ou encaminhá-la a um psicoterapeuta. Apesar de alguns remédios naturais e manipulados para ansiedade serem vendidos como soluções para a depressão, nunca se automedique. O diagnóstico é a melhor opção. Dessa forma você saberá o que fazer especificamente no seu caso.

1. Consuma mais triptofano

O aminoácido triptofano é usado pelo encéfalo para produzir serotonina, que supostamente influencia o humor. Alguns dos principais alimentos que contêm triptofano incluem alguns tipos de carne, como aves, leite e ovos. Além disso, o triptofano ajuda a regular o sono, além de auxiliar a manter a hiperatividade controlada. 

2. Acrescente mais carboidratos

As refeições ricas em carboidratos foram associadas a um efeito calmante e relaxante. Os alimentos ricos em carboidrato permitem a entrada de triptofano no cérebro. Além disso, eles fazem parte das principais dietas que estimulam o bom funcionamento do metabolismo. Você pode encontrar carboidratos no macarrão, pães, grãos, cereais, frutas e sucos.  

3. Conte com as folhas verdes

Muitas pessoas deprimidas têm deficiência de folato. Esse mineral essencial é abundante nas folhas verdes, como a couve. Outras fontes são suco de laranja, lentilha, milho, aspargos, ervilha, nozes e sementes.

4. Farte-se de peixe

Procure comer peixe no mínimo três vezes por semana. Pesquisas constataram que a incidência de depressão leve a moderada nas pessoas que comiam peixe menos de uma vez por semana era 31% maior que nas pessoas que comiam peixe com frequência.  

5. Limite a cafeína

O item da alimentação mais conhecido que altera o humor é a cafeína, estimulante encontrado principalmente no café, mas também em chás, refrigerantes do tipo cola e em chocolates. Embora uma xícara de café possa ser bem-vinda para despertar, o excesso de cafeína causa palpitação, insônia e ansiedade.

6. Limite ou evite as bebidas alcoólicas

Segunda substância mais usada para alterar o humor, só perdendo para a cafeína, o álcool é um depressor que retarda determinados processos fisiológicos. Como também interfere no sono, causa irritabilidade, ansiedade e depressão. 

 

7. Faça todas as refeições, sem pular nenhuma

Além dos tipos de alimento, o momento e o modo como se come também afetam o humor. Refeições frequentes e pequenas ao longo do dia mantêm os níveis de energia e o humor mais constantes. 

8. Experimente a psicoterapia

Métodos como a terapia cognitiva comportamental, a terapia familiar e a terapia de grupo podem ajudar um indivíduo e sua família a controlarem melhor o problema. Procure por indicações de especialista e descubra as melhores formas de tratamento para você.

9. Pergunte sobre medicamentos

Nos transtornos de humor intensos, o médico pode prescrever antidepressivos, como sertralina, paroxetina ou fluoxetina, entre outros. No transtorno bipolar, por exemplo, podem ser prescritos estabilizadores do humor, como lítio, ou anticonvulsivantes. 

10. Inclua a banana e o abacate no seu cardápio diário

A banana e o abacate são frutas que também são ricas em triptofano. Consumi-las pela manhã garante que os efeitos se estendam durante o dia. Algumas receitas com banana podem ser incluídas no dia a dia facilmente, e o abacate também pode oferecer muitos outros benefícios.

11. Abacaxi e ameixa são ricos aliados

Outras frutas que podem ajudar a regular os transtornos do humor são o abacaxi e a ameixa, também ricos em triptofano. A ameixa, em particular, contém fibras, que ajudam a regular o intestino e reduzir as chances de uma pessoa desenvolver prisão de ventre, também relacionada à depressão. 

12. Coma mais tomate

O tomate também consegue combater os transtornos de humor ajudando o organismo a aumentar os níveis de serotonina. A fruta contém também altos níveis de licopeno e antioxidantes, que promovem o bem-estar no organismo. 

13. Nozes ajudam a produzir serotonina

As nozes, típicas das festas de fim de ano aqui no Brasil e em outros lugares do mundo, também contém propriedades que ajudam a combater os transtornos de humor. O ômega-3, abundante em sua composição, é um grande fator de estímulo à produção de serotonina.