Se você se alimenta e dorme bem, faz exercícios regulares e mantém um programa natural de cuidado da pele, não precisa gastar uma fortuna em cosméticos e tratamentos comerciais. Cuidar de sua pele regularmente com ingredientes naturais – assim como evitar o sol – realmente faz a diferença. Confira abaixo 10 dicas para você ter uma pele saudável.

CentralITAlliance/iStock

1 – Evite o sol

Evite ao máximo a exposição ao sol. Esta é a melhor estratégia de prevenção do envelhecimento prematuro e do câncer de pele. Ao ar livre, em vez de short e top curtos, use um chapéu de abas largas e roupas leves e soltas com mangas.


verona_S/iStock

2 – Use filtro solar

Deixe-o sempre à mão – na bolsa, no carro ou na sacola de praia – e aplique-o uns 30 minutos antes de sair, pois esse é o tempo que o filtro leva para agir.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o seu protetor solar


VeselovaElena/iStock

3 – Use e abuse das fibras

Siga uma dieta rica em fibras naturais, pois os problemas digestivos podem provocar manchas na pele. A saúde vem de dentro para fora, portanto inclua muitas frutas, vegetais crus e grãos integrais na sua alimentação.


AntonioGuillem/iStock

4 – Evite os inimigos naturais da pele

Tente diminuir ou evitar totalmente a exposição da pele aos inimigos naturais. Por exemplo, estresse, noites maldormidas, café, álcool e cigarro podem ter impacto na sua aparência.