Cada vez mais carros e bicicletas são alvos de ladrões. Como consequência, os seguros estão também mais caros e em algumas áreas “de risco” é quase impossível contratá-los. Mas algumas dicas e precauções simples dificultam a ação dos ladrões  e reduzem as oportunidades para eles.

Antes de fazer o seguro do seu carro, leia isto.

Trave o volante

1 Qualquer vendedor de alarmes tentará vender a você o mais recente dispositivo de alta tecnologia, como chaves de segurança que bloqueiem automaticamente a ignição, o motor e o suprimento de combustível, de modo que nem mesmo o maior especialista em ligação direta conseguirá dar partida no carro. Mas pense no seguinte: para que o dispositivo funcione, é preciso que o ladrão já esteja no carro. Você realmente quer que isso aconteça? Em vez de usar a chave de segurança, use um dispositivo mecânico de fácil instalação que trave o volante ou a coluna de direção. Até que você o destrave, ninguém consegue girar o volante, ou seja, ninguém pode sair com o carro. O melhor é que os dispositivos sejam visíveis, agindo como inibidores. Se os ladrões detectarem um bom dispositivo antirroubo em seu carro, provavelmente procurarão outro alvo.

Reduza riscos ao estacionar

2 Ao parar na rua, estacione entre dois carros (treine estacionar em paralelo) e gire as rodas do seu veículo em direção ao meio-fio. Os ladrões buscam saídas rápidas e não querem perder tempo manobrando num local apertado. E, se possível, escolha uma rua movimentada – quanto mais luz e tráfego ao redor, mais seguro é o local. Os ladrões odeiam plateia.

3 Quando deixar o carro num estacionamento, escolha um que tenha atendente ou cancela eletrônica e nunca deixe o tíquete visível no painel – sempre leve-o com você. Os ladrões procuram os tíquetes, de modo que possam retirar os carros sem precisar parar e dar explicações ao atendente.

4 Se sua casa tem garagem, use-a sempre. Um carro parado numa rua residencial é um alvo convidativo, mesmo trancado.

5 Se você tiver uma entrada para carros, e possuir mais de um, sempre bloqueie a entrada com o carro mais barato. Se a entrada for aberta, procure fechá-la, usando portões com tranca. E mantenha-os sempre fechados.

6 E, por fim, ao voltar para casa, não deixe as chaves do carro (ou qualquer outra chave) em lugar visível. Chaves de automóveis são facilmente identificáveis e, se um ladrão entrar na casa, não terá nem trabalho de procurá-las.

Fique sempre atento 

Os ladrões de carros se valem do elemento surpresa. Você pode evitar tornar-se vítima, seguindo os conselhos a seguir:

7 Deixe as portas trancadas e mantenha as janelas fechadas, em especial quando parar em sinais de trânsito ou cruzamentos.

8 Fique de olho nas pessoas ao redor e procure atitudes suspeitas.

9 Utilize a pista do meio, caso exista, ao aguardar em cruzamentos ou sinais de trânsito, a fim de dificultar a abordagem vinda da calçada.

10 Não pare para ajudar alguém cujo carro enguiçou. Dirija até a delegacia ou oficina mais próxima e peça ajuda de lá.

11 Desconfie se alguém tentar pará-lo sem razão ou não pare em um acidente de pequenas proporções. Às vezes os ladrões batem “acidentalmente” em seu carro, esperando que você saia do veículo para que eles possam roubá-lo. “Se você estiver desconfiando de alguma coisa ou suspeitar de outra pessoa, continue dirigindo até a delegacia, oficina ou área pública mais próxima”, diz o inspetor de polícia John Minary. “Se for seguro, chame a polícia pelo celular ou peça a quem estiver com você que o faça. Anote a placa e faça uma descrição do carro e dos ocupantes.”

12 Se for abordado por um ladrão de carros, não resista. Solte as chaves e entregue o dinheiro, se ele pedir. Não discuta, brigue ou persiga. Essas pessoas não sentirão remorso de feri-lo. Tente lembrar-se do maior número possível de detalhes sobre os ladrões e os veículos.

Cuidado com sua bicicleta

13 Os ladrões de bicicleta querem estragar sua diversão e seu programa de exercícios. Para derrotar os ladrões, não deixe sua bicicleta em qualquer lugar. Proteja sua bicicleta com uma tranca reforçada de aço, em formato de U, já que correntes podem ser cortadas facilmente, e, à noite, guarde-a trancada em uma garagem ou num quartinho anexo. Mesmo que a tranca mais resistente não sirva para deter certos ladrões, ela o ajudará a solicitar seu seguro, já que a maioria das seguradoras não cobre bicicletas que não tenham um tipo de segurança. E verifique se a apólice de seu seguro residencial cobre sua bicicleta.

Se você é adepto da “magrela”, leia isto.