Animais de estimação: 5 dicas de cuidado para facilitar sua vida com eles!

Seja quais forem seus animais de estimação – um pássaro, um cachorro ou um gato – cuidar deles da melhor forma possível sempre é o objetivo, não é mesmo?

Julia Monsores | 20 de Outubro de 2019 às 14:00

Seja quais forem seus animais de estimação – um pássaro, um cachorro ou um gato – cuidar deles da melhor forma possível sempre é o objetivo, não é mesmo? Afinal, eles são os nossos melhores amigos e ainda podem prolongar nosso tempo de vida! Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-los. 

1 Suco de tomate? 

Você já ouviu falar que adicionar suco de tomate, vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio à refeição do cachorro neutraliza a acidez da urina que destrói sua grama? Na verdade, isso não passa de puro folclore. Nada que você acrescente à dieta dele impedirá que a urina mate a grama. O fato é que não é a acidez que danifica a grama, mas a alta concentração de nitrogênio existente na urina do cão.

O pior é que seguir esse conselho infame pode ser bastante prejudicial, pois parece que adicionar suplementos que alteram o pH, tais como suco de tomate, vinagre ou bicarbonato de sódio, à alimentação dos cachorros, pode resultar em doenças do trato urinário, infecções na bexiga, formação de cristais e de cálculos renais.

2 Pelos brilhantes

Se o pelo do seu animal estiver um pouco opaco, experimente complementar o banho – após lavá-lo com o xampu da marca habitual – enxaguando-o com um litro de chá quente sem açúcar.

3 Arranhador novo

Seu gato deixou um dos lados da cadeira nova em frangalhos? Enquanto ela estiver sendo reformada, faça um poste arranhador grampeando ou colando um pedaço de tapete a um bastão de madeira ou um pedaço de tábua. Prenda o poste verticalmente em uma plataforma de madeira de 1 cm martelando os pregos na parte inferior. Se tiver sobras de carpetes, o novo poste arranhador não custará nada. Se este não for o caso, poderá comprar um retalho bem barato em lojas especializadas.

4 Sexo da tartaruga 

Se quiser dar um nome apropriado à sua tartaruga de acordo com o sexo, descobrir a resposta para essa pergunta é mais fácil do que você imagina. Vire a tartaruga e examine a parte inferior do casco – conhecida como plastrão. Se o plastrão for convexo (curvado para fora), a tartaruga é fêmea; se for côncavo (curvado para dentro), a tartaruga é macho. Como as curvas são discretas, talvez seja necessário segurar o animal horizontalmente diante dos olhos para determinar o formato das curvas do plastrão.

5 Passarinho precioso

Utilize joias velhas para ocupar seu passarinho. Pendure uma pulseira, um colar ou um anel antigo no topo da gaiola – seu bichinho não está nem aí para o que esteja na moda, desde que tenha algo brilhante para brincar. Cuidado para não usar nada que contenha pedras preciosas ou partes que o pássaro venha a arrancar e engolir. Coloque o objeto do lado de fora da gaiola, de maneira que o pássaro possa bicar, mas não consiga puxá-lo para dentro dela.

Confira mais dicas para deixar seus animais de estimação ainda mais felizes