Você alguma vez pensou em pintar ou envernizar o papel de parede para ele parecer mais claro? Ou usar cera de vela para dar uma cara nova às cadeiras da sua casa? Pois saiba que todas essas técnicas podem ser usadas para dar mais cor aos cômodos da sua casa. Além disso, é superfácil dar um toque especial às paredes e todos os tipos de móveis aproveitando o que tem à mão. Portanto, inspire-se com essas dicas, comece a trabalhar e prepare-se para se divertir decorando a casa por conta própria.

Crie profundidade usando cores

Um dos modos mais simples de dar profundidade a um cômodo é pintar ou aplicar papel de parede nos fundos das estantes e das prateleiras. Mas se optar por pintar, tenha em mente que as cores mais escuras dão uma impressão de afastamento, levando os olhos a enxergar um canto mais profundo – e um cômodo maior. Já um papel de parede com uma estampa mais compacta e discreta vai provocar o mesmo efeito.

Você sabe o que são cores quentes e frias? Então conheça e veja como elas podem influenciar na decoração da sua casa.

Pinte acabamentos de gesso e madeira

Antes de começar os trabalhos, verifique as peças em madeira e as sancas e o quanto de tinta você tem. Geralmente, usa-se uma única cor na casa toda para unificar o visual de um cômodo a outro. Mas você pode adicionar uma cor em um quarto ou em uma sala pintando as partes de madeira ou gesso com uma tonalidade forte. Para preservar a identidade visual com o restante da casa, mantenha as molduras das portas e janelas da mesma cor em todos os ambientes.

Envernize os papéis de parede

Se o estilo do seu papel de parede saiu de moda mas você detestaria removê-lo, aplique verniz! Assim, as cores ficarão mais suaves e os desenhos mais pálidos. Para fazer esse trabalho, será necessário: tinta branca à base de água para interiores, verniz acrílico incolor, água e uma pequena quantidade de emulsão colorida para tingir. A aplicação exige coordenação, mas é bem rápida. Vamos ao passo a passo:

  1. Misture uma parte da tinta branca à base de água com uma parte de verniz. Depois, acrescente água para afinar. Enquanto adiciona a água, teste a mistura em alguma sobre do papel de parede. Se a camada de tinta estiver muito forte, ponha mais água e teste novamente. A água pode representar até metade do produto acabado.
  2. Quando a aparência estiver satisfatória, passe a mistura sobre o papel com um pedaço de pano que não solte fiapos. Aplique fazendo movimentos circulares, como se estivesse limpando a parede. Trabalhe por partes e bem rápido, pois o verniz seca logo.
  3. Use um pincel para aplicar a mistura nos cantos e nas bordas, comprimindo de leve com um pano para tirar as marcas das cerdas.

Se você está pensando em colocar papel de parede em casa, confira esse passo a passo para fazer tudo direitinho!

Envelheça seus móveis com vela

Você gosta do ar “desgastado chique”, mas não quer desembolsar rios de dinheiro com isso? Então use uma vela para reproduzir essa aparência em qualquer móvel de madeira, novo ou velho, que você queira pintar. Veja como fazer:

  1. Em primeiro lugar, prepare a peça pintando-a com uma cor de fundo. Faça isso como se ela já tivesse sido pintada com essa cor antes. Em seguida, deixe a demão secar completamente.
  2. Esfregue uma vela branca nas bordas e nos cantos, em volta de maçanetas e puxadores, e sobre os braços das cadeiras.Passe onde quer que o acabamento do móvel possa ter se desgastado. Utilize a cera da vela generosamente, mas remova qualquer aspereza.
  3. Pinte a peça com uma camada da cor principal, que não vai grudar na cera. Mas se precisar de uma nova camada, esfregue um pouco mais da vela nas partes expostas. Isso pode acontecer se estiver pintando uma cor clara sobre uma cor escura.
  4. Quando a peça estiver completamente seca, basta retirar a cera com um pano macio embebido em água quente.

Conheça outras técnicas eficientes para reformar móveis de madeira e se surpreenda!

Agora é só separar os materiais e colocar a mão na massa. Redecorar a casa pode ser uma atividade muito divertida e terapêutica. Está liberado chamar os amigos para ajudar nessa empreitada!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!