Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 15 de outubro de 2019

6 dicas de como corrigir a postura ao dirigir

Pare de sofrer com dores nas costas! Confira algumas dicas de como corrigir a postura e ter mais conforto na hora de dirigir.

Imagem: MicrovOne/iStock

Pessoas que dirigem mais de 40 mil quilômetros por ano faltam, em média, 22 dias ao trabalho por causa de dor nas costas em comparação com apenas três dias de falta daqueles que dirigem menos. Parte do problema é a postura que os motoristas têm: uma postura de “banana”, curvando-se ao volante e alongando as pernas para alcançar os pedais. Saiba como corrigir a postura!

Quando se está dirigindo, há menos oportunidades para ajustar a postura ou para levantar-se e movimentar-se. As vibrações da estrada agravam o problema, aumentando a fadiga muscular e a compressão dos discos intervertebrais.

Porém, não há como eliminar totalmente esse estresse – até mesmo a melhor posição para dirigir exerce maior tensão nas costas do que a posição em pé. Há, no entanto, maneiras de se proteger contra a lesão de longa duração nas costas. Eis algumas dicas de como corrigir a postura enquanto dirige:

1. Escolha o carro certo

Se você tiver problemas nas costas deve considerar a compra de um carro com câmbio automático para evitar as frequentes mudanças de marcha. Um veículo com direção hidráulica reduz os incômodos movimentos de ombros e tronco, necessários para estacioná-lo. Escolha um carro com assentos de tecido e não de couro ou vinil, pois o tecido proporciona melhor aderência e controle, impedindo o deslizamento para uma postura relaxada.

2. Entre no carro com cuidado

Tente não provocar uma torção no corpo ao entrar no carro ou sair dele. Se isso for desconfortável, entre sentando-se de lado e depois vire-se para a frente; ao sair, vire o corpo na direção da porta e, então, ponha os pés no chão do lado de fora e desça. Uma almofada solta poderá ser útil.

3. Ajuste o banco

Outra boa ideia de como corrigir a postura é colocar o encosto do banco numa posição reta ou ligeiramente reclinada. Dessa forma, impedirá que você se afunde no banco e reduzirá os efeitos da vibração na coluna vertebral. Posicione a parte do assento de modo que você possa alcançar os pedais com facilidade e certifique-se de que o quadril esteja mais alto que os joelhos. Se você compartilha o carro com outra pessoa, reajuste o banco antes de dirigir.

4. Ajeite o suporte da cabeça

Para evitar as lesões em chicote, certifique-se de que o topo do suporte esteja nivelado com o topo da cabeça e não abaixo do nível dos olhos.

5. Segure o volante da maneira correta

Não aperte demais o volante e certifique-se de que o está segurando na posição correta (use o ângulo “10 minutos para as 2 horas” como parâmetro). Se seu carro tem volante ajustável, coloque-o em um ângulo confortável.

6. Faça intervalos regulares

Ainda que a sua postura seja boa, você precisa mudar de posição regularmente. O ideal é fazer um intervalo de 15 minutos, pelo menos, a cada duas horas. Durante o intervalo, caminhe um pouco ou faça alguns exercícios simples para o pescoço e as costas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados