Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de maio de 2019

10 dicas para escolher a academia certa para você

Antes de se matricular em alguma academia, é preciso verificar alguns fatores para não se arrepender da escolha.

Imagem: nd3000/Istock

Você está pensando em se matricular na academia? Antes de se matricular na academia do bairro, ou naquela perto do trabalho, é importante levar em conta alguns fatores. Assim, você evita problemas posteriores e aproveita mais intensamente sua experiência com a academia. 

1 Taxa de matrícula

As academias sempre podem abrir mão da taxa de matrícula. A grande verdade é que essa taxa é só uma forma de tirar dinheiro de você. Por isso, se não quiser pagar, apenas diga ao gerente que vai se matricular em outro lugar. Na maior parte dos casos, é quase garantido que vão abrir mão da taxa de matrícula para não perderem o cliente.

2 Cancelamento

Certifique-se de que você pode cancelar a qualquer momento. E tenha isso por escrito. Se isso não vier explícito no contrario, é possível que você tenha de escrever que “conforme acordado com [nome do gerente], eu posso cancelar este acordo a qualquer momento, sem multas”. Assim, peça ao gerente em questão que assine e date para o caso de ocorrer uma demissão e a pessoa que faz o contrato não estar mais lá.

3 Horários mais concorridos

Descubra os horários mais concorridos e certifique-se de que eles funcionam para você. Se prefere malhar quando o ambiente está calmo, mas a única hora que consegue chegar à academia é depois do trabalho, quando os aparelhos estão ocupados, procure outro lugar.

5 exercícios para malhar em casa

4 Período de experiência

Peça um período de experiência de uma semana e leve um amigo. Ele talvez enxergue problemas que você não viu.

5 Teste

Insista numa sessão grátis com um personal trainer se você se matricular. Se isso já fizer parte do pacote, peça duas.

6 Limpeza

Pergunte quantas vezes os aparelhos passam por manutenção e são limpos. A limpeza deve ser diária e a manutenção, pelo menos mensal.

6 hábitos saudáveis para adotar no dia a dia 

7 Manutenção 

Quando lhe mostrarem a instalação do local, preste atenção à manutenção geral, veja se os equipamentos cardiovasculares estão ultrapassados e inspecione a limpeza dos vestiários e banheiros.

8 Aulas extras

Se o gerente tentar seduzir você com aulas de Pilates e ioga, pergunte sobre taxas extras. Muitos lugares fazem você pagar mais por esse tipo de serviço.

9 Excesso de alunos

Academias matriculam mais alunos do que podem absorver, na esperança de que muitos deles faltarão. Se apenas 20% dos alunos aparecessem ao mesmo tempo, a maioria das academias não teria espaço ou equipamentos para atendê-los. Pergunte quais são os horários mais concorridos e apareça nessa hora para ver se o lugar fica apinhado demais para o seu gosto.

10 Personal trainers

Os personal trainers de algumas academia recebem comissão mais uma pequena taxa por hora. Assim, cuidado com os que o perseguem para você se inscrever em uma sessão – é possível que estejam sendo pressionados para cumprir alguma cota de vendas. Você também deve perguntar a esses profissionais quais qualificações eles têm e conversar com alunos que já trabalharam com eles.

Academia – 10 dicas para aproveitar ainda mais os exercícios

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close